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Gafes em Vendas
(Revista Venda Mais; João A. Costenaro)

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Às vezes o vendedor nem imagina o poder de destruição que tem certas gafes. Então, evite-as:1) Celular ligado durante reunião: ao tocar, pode estragar toda uma negociação em andamento (além de demonstrar desrespeito). Desligue-o e deixe-o na opção "mudo";2) Não saber ou trocar o nome do cliente: demonstra desatenção e desinteresse (se for por escrito, em algum contrato, por exemplo, terá um efeito muito negativo). Memorize, anote o nome completo de seus contatos;3) Erros grosseiros nas comunicações escritas: escancara a ignorância. Revise ou peça para outra pessoa revisar suas cartas, e-mail, propostas...;4) Trocar propostas ao anexar no e-mail: antes de enviar se certifique. Imagina enviar uma proposta trocada para algum concorrente de seu cliente;5) Comentários de dados confidenciais de um concorrente: jamais faça isso, pois se fizer com um, provavelmente fará com outros;6) Comentários desabonadores de algum contato à chefia para benefício próprio: se for necessário, precisa ter provas. Normalmente termina mal para o vendedor. 7) Comentários com conotações sexuais sobre pessoas da empresa: imagine se a pessoa que está ouvindo é amigo do outro. Evite indiscrições, pois a confusão pode não ter conserto;8) Visitar a alta diretoria sem razão para tanto: a presidência não tem tempo para reunião sem razão importante. Você pode perder pontos que não poderão ser recuperados;9) Críticas ao cliente, sem ter certeza, a fornecedor concorrente: a crítica precisa ser verdadeira e relevante, senão é gafe grave;10) Em visita à empresa, cumprimentar cordialmente somente seu contato: sendo gentil e cordial com todos só se tem a ganhar, pois, caso contrário, corre-se o risco de desprezar quem tem poder de decisão e perder apoio importante em transações futuras; Evite as gafes, pois, certamente, vai render melhores comissões.



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