Isaac Newton
(Gilberto G Garbi)
NEWTON ENTRE EM CENA
Nunca, na história da Ciência, um sábio foi tão admirado, glorificado e endeusado, durante a própria vida e igualmente após sua morte, quanto o inglês Isaac Newton. E não foram poucos ou pequenos os motivos para tanto.
Newton desfruta de um conceito excepcional no mundo científico em razão deseus feitos extraordinários nas seguintes áreas: Matemática, pura e aplicada; Sistematização das leis da dinâmica; Concepção da Lei da Gravitação Universal; Teoria das Cores e óptica em geral e
Concepção e fabricação de instrumentos científicos, em especial telescópios e lentes .
Nascido prematuramente em Natal de 1642, Newton perdeu seu pai dois meses antes de seu nascimento, e aos três anos de idade foi morar com sua avó, após sua mãe ter casado-se novamente. Aos 18 anos de idade, Newton matriculou-se no Trinity College, ern Cambridge, na condição de aluno de poucos recursos financeiros, tendo a obrigação de realizar pequenos serviços domésticos para manter-se. O objeto principal do que estudava era a filosofia de Aristóteles e seus rigorosos padrões de pensamento lógico. Partindo de um contato com um livro de Astrologia em 1. 663 e após um mergulho de pouco mais de 1 ano nos melhores livros de Matemática que pode encontrar, Newton realizou em dois anos (1.665 e 1.666) as maiores descobertas até então feitas na Matemática e na Física desde que o homem começara a pensar. Tinha menos de 24 anos e, em suas próprias palavras, encontrava-se no auge de sua idade inventiva e ocupava-se daquelas duas ciências mais do que o fez em qualquer outra época.
As suas contribuições à teoria das equações algébricas podem ser classificadas em três grupos: métodos algébricos aproximados para o encontro de raízes reais, um método aproximado não algébrico( utilizando elementos de cáculo diferencial e amplamente conhecido como método de Newton) e um conjunto de critérios numericos para a pesquisa de raizes, como a determinação de números chamados cotas inferiores e cotas superiores, abaixo e acima dos quais, respectivamente, não existem raizes reais de uma dada equação.
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