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Avaliando um Negócio
(Klaibson Ribeiro)

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Avaliando um Negócio Nos artigos anteriores, falei sobre as diferenças entre negócio tradicional, franquia e marketing de rede, levantei as vantagens e desvantagens sobre cada um. Independente do negócio que você vai montar, em qualquer dos segmentos, vou lhe dar 4 critérios para você avaliar o negócio que você quer montar. 1 – Um Enorme Mercado em Expansão Será que meu negócio tem esta característica? Ou seja, será que o meu negócio tem aquilo que as pessoas querem ou precisam. Algo que praticamente se vende sozinho ou precisa de pouco esforço de venda? Segmentos que estão nessa linha são alimentação, saúde, beleza, previdência privada, informática, educação, entre outros, esses são os que se destacam. 2 – Um Produto Único e Consumível A empresa que você pretende montar tem aquele produto que nenhuma empresa tem ou seu produto tem poucos concorrentes? Este produto pode ser vendido todo mês ou a cada 15 dias? Pois se você trabalha num segmento que tem muitos concorrentes, com produtos que demoram a ser vendidos e reposto, certamente você precisará de muito capital de giro. Exemplo de produtos que podem ser rapidamente repostos são Coca-Cola e Mc’ Donalds, são produtos que tem produtos exclusivos e que diariamente é reposto. 3 – Timing (Tempo Certo) O negócio que você vai montar será que não passou da época dele ou será que não está em declínio? Um questionamento eu faço ao leitor, caso eu montasse um escola de informática no ano de 1990, teria tanto sucesso quanto eu montasse uma escola de informática em 2008? Claro que não, naquela época, as pessoas mal sabiam o que era um computador e muito menos sonhavam que existia a internet, que hoje está em evidência. Outro exemplo para contextualizar, em vez de montar uma escola de informática, eu resolvesse montar um Agência de Viagens, mas que realiza viagens interplanetárias, que leva pessoas para Marte com escala na Lua, tem chances de dar certo? Ainda não é o tempo, pois são poucas pessoas que estiveram no espaço e será necessário criar toda uma infra-estrutura para possibilitar uma viagem dessas, que possivelmente ocorrerá lá pelo ano de 2050. 4 – Alavancagem Sempre ouço aquela frase: “Se quiser bem feito faça você mesmo”, mas no mundo dos negócios não pode ser assim, você tem que treinar seus funcionários para que façam bem feito. Assim, lhe sobra tempo para pensar o negócio. Um exemplo de alavancagem são das montadoras e revendedoras de automóveis, que você acha que ganha mais por carro vendido? A revenda de automóveis, claro, mas a revenda pode entregar carros apenas numa região específica, mas a vantagem da montadora é que milhares de revendedoras espalhadas pelo Brasil. Espero ter lhe ajudado nessa importante missão para escolher o negócio certo.



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