A importância das comunicações nos ambientes corporativos. Parte 1
(Sílvio Canovas Martinez Júnior)
A importância das comunicações nos ambientes corporativos.
Sílvio Canovas Martinez Júnior
A comunicação é uma das principais características do ser humano. Nenhuma outra espécie que habitou nosso planeta desenvolveu capacidade semelhante para se comunicar como nós. Charles Darwin, criador da Teoria Evolucionista, credita na capacidade de comunicação, um dos fatores primordiais para a evolução humana.
Vivemos hoje na chamada “Era da Informação”, nome recebido pelas mudanças ocorridas nos parâmetros de transmissão de conhecimentos e de acessibilidade das informações. Fator importante para o surgimento da “Era da Informação” foi a “Revolução Tecnológica”, tendo viés principal no contexto abordado, desenvolvimento das telecomunicações. Surge aí uma maior necessidade do desenvolvimento de métodos de comunicação. As comunicações, para Rector e Trinta, “(...) atividade humana que todos conhecem e praticam, mas que poucos conseguem definir satisfatoriamente. É que, pela sua cotidianidade, os atos de comunicação parecem tão “naturais”, que dispensam maiores explicações. Trata-se, porém, de um campo vasto, onde se entrecruzam, no mesmo esforço de compreensão científica, as diversas áreas do conhecimento, compondo uma visão multidisciplinar.Comunicação é, então, a própria prática cotidiana das relações sociais (...)”.
Acompanhando a evolução na transmissão das informações, surge a chamada “Globalização”, que, aproveitando as facilidades de transmissão de dados e informações, transformou o mundo em um imenso campo para negócios e transações financeiras.
As empresas e grandes corporações tiveram que se adaptar a esse novo contexto e agregar aos seus produtos e serviços novos valores, muitos imateriais. A comunicação se insere nesse contexto. Segundo Hampton, “sem a informação necessária, as pessoas departamentos dentro da empresa funcionam mal, o que na certa leva a uma espécie de ineficiência final para elas e para a empresa como um todo”.
Assim, para a elaboração de qualquer prática empresarial e em qualquer nível, a necessidade de uma comunicação clara, objetiva, transparente, honesta e embasada tornou-se imprescindível. Chiavenato afirma que “A comunicação constitui um dos aspectos básicos da atividade gerencial. Administrar é fazer com que as coisas sejam feitas através das pessoas e, para que as pessoas possam fazer as coisas de maneira eficiente e eficaz, torna-se necessário comunicar constantemente a elas o que deve ser feito, como, quando, quanto etc. E, igualmente, como está sendo feito, para que elas tenham uma informação (retroação) a respeito de seu desempenho”.
Muitos trabalhos acadêmicos dão conta das necessidades de melhoria das comunicações na execução e conquista dos objetivos traçados. Demonstram, inclusive, que o não-atendimento de algumas exigências na comunicação podem levar ao fracasso dos projetos elaborados. Para Vieira (2003), uma das maiores ameaças ao sucesso dos projetos é quando há falhas de comunicação. Nesse sentido, torna-se extremamente necessária a percepção desses valores no ambiente de trabalho.
Vamos, em um primeiro momento, analisar as características positivas, mencionadas acima, sobre uma boa transmissão para conquista dos objetivos. A transmissão de informações deve ser:
Clara: Na comunicação das rotinas, as mensagens devem ser transmitidas de forma que o receptor da mensagem não sinta-se duvidoso quanto ao conteúdo recebido.
Objetividade: É parecida com a anterior. Consiste na demonstração sintética das mensagens, dos meios e formas para se atingir determinado fim. O emissor da informação deve evitar rodeios e firulas.
Transparência: O emissor deve demonstrar franqueza aos receptores, para melhor dissuadi-los.
Honestidade: O emissor honesto consegue obter mais respeito de seus subordinados/empregados, pois esses passam a sentirem-se mais confiantes quantos às ordens de seu superior.
Embasamento: Nada mais é que o conhecimento sobre o assunto transmitido, o que leva a uma melhor transmissão do conteúdo e melhor absorção, por parte dos ouvintes, dos objetivos e ordens recebidas.
Todas as características acima mencionadas tornam o transmissor da informação alguém capaz de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa, já que o resultado final terá acrescido o valor da boa comunicação utilizada ao longo de todo processo. Mas, como foi salientado anteriormente, a boa comunicação tem que ser levada em conta em todos os níveis, independentemente.
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