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O Ideal de Progresso e Desenvolvimento em Comte: o sonho que virou pesadelo - Parte 3
(Osmar Rufino Braga)

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2.2. Fundamentação e Classificação das Ciências Este é segundo tema básico da Filosofia de Comte, estreitamente ligado ao primeiro antes esboçado – a Filosofia da História. Comte associa a evolução de cada ciência à periodização dos três estados, mas essa periodização não acontece simultaneamente, o que implica dizer que uma determinada ciência pode atingir seu estado metafísico em um tempo diferente de outra. Comte explica também que o desenvolvimento das ciências é relativo, pois elas nunca atingirão o conhecimento absoluto de seus objetos. Comte classificou as ciências, considerando seu grau de complexidade, dividindo-as da seguinte maneira: as Matemáticas, que possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada; a Astronomia, estuda as massas dotadas de forças de atração; a Física soma qualidade ao quantitativo e às forças, ocupando-se da luz, calor etc.; a Química trata de matérias qualitativamente diferentes; a Biologia preocupa-se com os fenômenos vitais nos quais a matéria bruta é enriquecida pela organização; a Sociologia estuda a sociedade, os laços de interdependência dos seres vivos e é vista por Comte como "o fim essencial de toda a filosofia positiva". Matemática, Astronomia, Física, Química e Biologia atingem o estado positivo antes da Sociologia, fixando-se em partes do real, não conseguindo incorporar todo o espírito positivo. A Sociologia, para Comte, é considerada a ciência na qual o saber pode ser alcançado na sua totalidade, pois é "um sistema verdadeiramente indivisível, onde toda decomposição é radicalmente artificial (...), tudo relaciona-se com a Humanidade, única concepção completamente universal". Comte entende a Sociologia de maneira ampla, incluindo a Psicologia, a Economia Política, a Ética e a Filosofia da História. Para Comte, os objetos dessas ciências não podem ser estudados e entendidos desvinculados da Sociologia, ou seja, do desenvolvimento da raça e da teoria geral da sociedade e da evolução histórica. Comte divide a sociologia em estática e dinâmica e é chamada inicialmente por ele de Física Social. A Sociologia estática, cuja idéia fundamental é a ordem, estuda as condições gerais de toda a vida social, considerada em si mesma, em qualquer tempo e lugar. Nesse sentido, depende de três instituições (condição da vida social): a propriedade, para produzir, prover suas necessidades e acumular capital; a família, instituição responsável pela educação para a solidariedade e o respeito às tradições; e a linguagem, que permite a comunicação entre os indivíduos e, pela escrita, a constituição de um capital intelectual, assim como a propriedade cria um capital material. A Sociologia dinâmica, tem como idéia fundamental o progresso e estuda as condições da evolução da sociedade: do estado teológico ao estado positivo na ordem intelectual; do estado militar ao industrial na ordem prática; do estado egoísta ao estado altruísta na ordem afetiva.



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