CIGARRO ACELERA O ENVELHECIMENTO DA PELE
(Ana Lúcia Recio)
CIGARRO ACELERA O ENVELHECIMENTO DA PELE
Pesquisas apontam que cerca de 1,1 bilhão de pessoas fumam no mundo. Um dos males causados pelo cigarro é o envelhecimento precoce de pele, que pode evoluir para problemas mais graves.
Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo, a nicotina prejudica a circulação periférica da pele. “Nos Estados Unidos, os médicos não fazem cirurgia plástica em fumantes”, disse. “Por causa da má circulação, há risco de gangrena”, afirma.O hábito de fumar pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. A fumaça do cigarro ativa os genes responsáveis pela criação de uma enzima que faz a quebra das moléculas de colágeno da pele.
Estudo realizado pela Universidade de Ouiu, na Finlândia, com 47 fumantes e 51 não-fumantes, e vários outros estudos de revistas médicas, como a Southern Medical Journal, concluíram que os fumantes apresentam bem mais precocemente rugas no rosto e aparência da pele envelhecida, quando comparados com pessoas da mesma idade que não fumam.
Resumos Relacionados
- Por Que O Tabaco Faz Mal à Saúde
- Você Quer Seu Filho Assim?
- Só 9% Dos Brasileiros Acham Que Fumar é Sexy
- Tabagismo, "o Fumo Na Gravidez"
- Vitamina C E Seus BenefÍcios
|
|