Decifrar pessoas
(JO ELLAN DIMITRIUS)
O livro é um material bem rico que pode ser muito útil nos dias atuais. Dias em que as pessoas não conseguem confiar em outras pessoas. Este livro, sem rotular, nos proporciona uma ótima oportunidade de reflexão sobre os outros e até sobre nós mesmos. A autora dá algumas dicas para conhecer verdadeiramente as pessoas.
1. Passe tempo com as pessoas. Este é o melhor modo de aprender a entendê-las.
2. Pare, olhe e ouça. Não existem substitutos para a paciência e atenção.
3. Aprenda a revelar algo de si mesmo. Você precisa se abrir primeiro para conseguir que os outros se abram.
4. Saiba o que você está procurando. Há uma boa chance de se desapontar, a menos que o saiba o que deseja da outra pessoa.
5. Treine-se a ser objetivo. A objetividade é essencial para decifrar as pessoas, mas é a habilidade que temos mais dificuldade em desenvolver, dentre as sete.
Em seguida, ela vem mostrando a dificuldade que temos em analisar as pessoas objetivamente, ou seja, sem categorizá-las simplesmente. Ela destaca alguns itens que colaboram para estes preconceitos como compromisso emocional, carência, medo, defesa.
A autora também dá algumas dicas para descobrirmos alguns pontos para começar a definir os padrões de pessoas.
1. Comece com os traços mais importantes da pessoa, e conforme você reúne mais informação, veja se os outros traços são consistentes ou inconsistentes.
2. Considere cada característica em seu contexto, não isoladamente.
3. Procure os extremos; a importância de um traço ou de uma característica pode ser uma questão de grau.
4. Identifique os desvios do padrão.
5. Pergunte a si mesmo se aquilo que você vê reflete um estado mental temporário ou uma característica permanente.
6. Faça uma distinção entre traços opcionais e não-opcionais.Algumas coisas você controla; outras coisas o controlam.
7. Dê atenção especial a alguns traços altamente indicativos.
Em relação à descoberta dos sentimentos pelos quais as pessoas estão passando, ela deixa algumas pistas de como descobrí-los. Exemplos:
a. Desonestidade : Olhos que se movem e não se fixam; qualquer tipo de inquietação, fala rápida, mudança de voz, balançar-se; exagero do estilo sincero de sobrancelhas franzidas; suor; tremor;qualquer movimento que esconda os olhos ou outra parte do corpo; inclinar-se para a frente e familiaridade inadequada.
b. Tédio: deixar que os olhos vagueiem, olhar para longe, ficar olhando para o relógio ou objetos; suspirar alto; bocejar; cruzar e descruzar pernas e braços e outros.
c. Raiva, hostilidade: vermelhidão no rosto; mãos nos quadris; respiração freqüente de algumas frases; apontar com os dedos; lábios apertados; tremor.
Jo descreve algumas maneiras de conhecer as pessoas através do ambiente em que estão inseridas: os objetos, o tipo da casa, o bairro, o automóvel, etc.
A autora também disserta sobre a importância de levar em consideração a maneira como as pessoas se comunicam através da fala; eis algumas citações dos temas sobre os quais ela discorre:
“Não é o que você diz, é como você diz: aprendendo a ouvir além das palavras”.
“Ouvindo as entrelinhas”.
“Concentra-se na voz”.
“Distinga as características vocais opcionais e não –opcionais.”
“Procurando padrões vocais, variações e extremos.”
“Decodificando pistas verbais”
O livro apresenta também técnicas de como fazer as perguntas certas para conhecer verdadeiramente as pessoas. A primeira dica que a autora dá é aprender a ouvir; antes de falar ela ensina como ouvir as pessoas com atenção e compreensão. Ela analisa como o ambiente pode interferir na comunicação e o quê fazer para que isso não ocorra.
Este é um livro interessante a respeito de pessoas. Sem cair na tentação de simplesmente rotulá-las, a autora consegue dar idéias valiosas sobre as relações interpessoais e consegue o feito de até mesmo incentivar uma aproximação maior entre as pessoas, num mundo em que cada vez mais há um distanciamento entre os seres humanos.
Resumos Relacionados
- Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas - Parte 1
- Qual é So Seu Estilo?
- Aprenda A Arte Da Leitura.
- Www.thefreedictionary.com
- Como Lidar Com O Complexo De Inferioridade
|
|