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Algumas barreiras ao uso do Data Mining --> Dataminig: A Mineração de Dados
(CARVALHO; Luis Alfredo Vidal de)

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Algumas barreiras ao uso do Data Mining Algumas barreiras impedem o data mining (DM) de se tornar uma ferramenta popular para os usuários de Sistemas de Aquisição de dados (SAD).Existem Muito paradigmas já foram quebrados, mas, ainda persistem na mente dos investidores de TI, algumas idéias que não tornam viáveis a sua popularização. Citando as barreiras mais comuns nós temos: 5.1 Altos Custos O alto custo da maioria das ferramentas faz com que fique difícil a disseminação das mesmas entre as corporações. Um exemplo, um projeto com o custo de US$ 20.000 por usuário, pode não ser um atrativo para as corporações, que querem investimentos rentáveis á curto prazo. Observando isso, alguns fornecedores de ferramentas DM tem disponibilizado seu produtos a um valor mais “acessível” aos usuários, mas isso ainda não alavancou o uso do DM em larga escala. 5.2 Necessidade de grandes volumes de dados Um fator que no passado era um grande empecilho para o crescimento do uso do DM, era a necessidade de armazenar grandes volumes de dados e/ou servidores. Ainda assim fornecedores dessa tecnologia continua insistindo no discurso de que o DM requer terabytes de dados e poderosos servidores, mas existem algumas soluções mais acessíveis aos usuários de menor porte de dados. É aceita pelo mercado a afirmação de que 80% do valor de um determinado grupo de dados pode ser encontrado em 20% dos dados que o compõem, então é claro que os fornecedores vão fazer de tudo para achar esses 20% e minerá-los. Com isso pode-se dizer que as ferramentas que procuram tornar pessoalmente manejáveis grupos de dados dão aos usuários a possibilidade de minerar porções de dados em seu próprio computador. Embora não tenham a intenção de substituir aplicações que necessitam de grandes volumes de dados, essas ferramentas podem prover um acesso alternativo que pode também ser usado em conjunto com as ferramentas “pesadas”. 5.3 Complexidade das Ferramentas Mesmo com diversas ferramentas mais “enxutas”, e a custos “acessíveis”, uma das barreiras ainda permanece: a complexidade da maioria das ferramentas DM. De fato, muitas ferramentas ainda fazem o seu trabalho de forma oculta não permitindo que se saiba como alcançaram os seus resultados. O DM é solicitado pelo usuário, que aguarda alguns dias ou semanas enquanto o analista/programador processa os dados para então receber uma saída detalhada. Se o resultado não for a contento todo processo tem que ser recomeçado. Felizmente, há técnicas de DM mais compreensíveis, como, por exemplo, as árvores de decisão, que permitem que qualquer um, com conhecimentos básicos de computadores, possa utilizar e compreender o processo. Contudo, o poder dessas ferramentas não chega nem perto daquelas que utilizam técnicas mais sofisticadas. 5.4 O desafio da preparação dos dados para a mineração A preparação dos dados para se realizar a mineração envolve muitas e trabalhosas tarefas num projeto de DM, sendo considerada como 80% do trabalho. Os dados devem ser relevantes para as necessidades dos usuários, “limpos” (livres de erros lógicos ou de entrada de dados), consistentes, e livres de excessivas nulidades. Mesmo que haja um projeto de Datawarehouse (DW) anterior, onde os dados são normalmente limpos e centralizados em um único local, continua havendo a necessidade de prepara-los para a mineração, assim como a escolha dos dados certos para minerar continua sendo crítico. 5.5 As dificuldades de se realizar a análise custo/benefício do projeto de DM Estimar a taxa de retorno do investimento de um projeto de DM é complicado devido ao fato que, como o objetivo da tecnologia é descobrir tendências (em dados) que não seriam visíveis de outra maneira, torna-se virtualmente impossível estimar tal taxa a partir de algo que é desconhecido. Visto que normalmente um projeto de DM é razoavelmente caro, pode ser um tanto arriscado se decidir por um projeto desse tipo. 5.6 Viabilidade dos fornecedores de ferramentas de DM Finalmente, a viabilidade de mercado da maioria das ferramentas é uma preocupação das empresas que procuram uma ferramenta confiável, para hoje e para o futuro. O mercado está abarrotado de fornecedores, desde pequenas empresas que comercializam apenas este produto até grandes companhias em que sua ferramenta de DM é apenas mais uma das que produz. Assim como qualquer nova tecnologia, a escolha do fornecedor é tão importante quanto a escolha da ferramenta.



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