A imagem da mulher na revista Nova
(ELIETE CASSIA DA SILVA)
A imagem feminina em Nova
Eliete Cássia da Silva
Graduada em Letras: Português/Inglês
UUCC-UEG
Segundo Betterton (1987), os ideais atuais reforçam uma visão de que ser feminina implica possuir determinado atributo físico, o que torna difícil perspectivar a feminilidade fora das atitudes dominantes para com o corpo feminino e suas representações. Em Nova, á formula da beleza submete-se à sensualidade/sexualidade. O corpo é construído ou realçado com ajuda da tecnologia cosmética e de uma vestimenta que seja decotada e/ou curtíssima.
A seção “Banho de Nova”, exerce a função de oficina da beleza. Nela, são apresentadas mulheres ditas comuns, com visual alternado em antes/depois (antes e depois do banho de Nova). A transformação visual acontece por meio da utilização de produtos manuseados por profissionais da beleza: cabeleireiros, maquiadores e figurinistas. Estes, colocando em prática seus conhecimentos profissionais, identificam as melhores apostas para mudar uma imagem feminina comum para outra, considerada sexy. Não se pode negar que não há a mudança. Entretanto, não há durabilidade ou permanecia dessa mudança.
Uma vez que, a não utilização da maquiagem ou dos figurinos, voltar-se-á para á normalidade de outrora. Mesmo assim, a possibilidade de igualar-se a um ideal de beleza seduz quase todas as mulheres. Sendo assim, pode-se considerar que a seção “Banho de Nova” exerce a função de materializar todo discurso de Nova em prol da beleza. Já que esta procura mostrar que é possível ser bela e sexy, basta usar os produtos adequados.
Neste sentido, Nova persuade as leitoras a utilizar produtos que teriam o poder de transformar um visual em outro, como se isso fosse de fato possível. O molde de Nova é o mesmo, muda-se o modelo, os tons e marcas dos produtos utilizados, mas não muda a ideologia: ser mulher é estar produzida no estilo fashion-sexy.
Outro aspecto analisado que caracteriza a aceitação do estereótipo de beleza difundido por Nova, são as declarações das leitoras escolhidas[1]* que participam da seção. Como as leitoras escolhidas são representantes do público de Nova, as declarações: “queria ser perfeita como a mulher de Nova”; “a partir de hoje serei outra mulher” e “ este é meu presente”, proferidas por elas (Cristiane Toshimitsu,31anos, enfermeira; Carla Campello, 26 anos, administradora e Thais da Silva Neves, 26 anos, professora de Inglês) após o banho de Nova, soam como consagração do apelo da revista em disseminar a ideologia da mulher símbolo sexual. Tais declarações sugerem que esta seja também a opinião da maioria das consumidoras de Nova.
Se por um lado, ser bela constitui requisito para ser uma mulher de Nova. Por outro, um padrão bem definido de beleza, que deixa de fora “imperfeições” (não ser jovem, não ser magra, não ser sexy etc.), afasta a mulher comum, em termos de aparência, do clube de Nova. Assim, toda referência que faz ao consumo, através de dicas de beleza, alimentação ou qualquer outro cuidado relacionado ao corpo, pressupõe uma adesão da leitora. Pois, tais dicas as tornarão mais bonita e sexy. E, portanto apta a adentrar ao clube de Nova.
Sabe-se, que todo esforço, no sentido de tornar-se mais atraente, quase sempre, tem a finalidade de atrair o parceiro ideal. Para tanto, a mulher constitui-se como espetáculo visual, um objeto a espera de reconhecimento do outro, no caso, do homem. E uma das formas de fazer isso acontecer é enfatizar o corpo, tornando-o visível, através do vestuário reduzido ou da nudez. Segundo Moraes (1980), agradar aos homens é “(...) instrumento da afirmação feminina, e a comprovação da feminilidade, que se dá pelo seu poder de sedução”.
Neste sentido, o discurso de Nova, que prima pela independência da mulher em todos os sentidos, revela-se contraditório na medida em que mostra que todo esforço de beleza e auto-afirmação, tem o objetivo de agradar os caprichos do homem.
[1] A seção Banho de Nova, é produzida com a participação de leitoras selecionadas para cada editorial. Para participar desta, é necessário enviar uma carta para redação da revista contendo uma foto de rosto e outra de corpo, e indicar altura, peso, idade e profissão.
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