BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Liderança: Inteligência Social é Essencial
(Daniel Goleman)

Publicidade
Eu tenho argumentado que
liderança duradoura requer uma combinação de autodomínio e inteligência social.
Qual a diferença? Autodomínio se refere a como lidamos conosco; para aqueles
familiarizados com meu modelo de inteligência emocional, autodomínio se divide
em autoconsciência e autocontrole.

As
competências de liderança que se constroem sobre o autodomínio incluem autoconfiança,
a direção para elevar performance, manter-se calmo sob pressão, e ter uma
perspectiva positiva. Todas essas habilidades podem ser vistas com força total,
por exemplo, em trabalhadores que mantém ao longo do tempo a performance
individual. A palavra operativa aqui é “individual” – e isto constitui o eixo
central. Quando surge a partir de líderes, a eficácia nos relacionamentos se constrói
ou se quebra. Iniciativas “solo” são com freqüência promovidas por (pessoas) em
posição de liderança e então corrompidas pela falta de habilidade das pessoas.

Quando
Cláudio Fernando Araoz, cabeça de pesquisa do recrutamento executivo da firma
Egon Zehnder International, observou os CEOs que tinham sido bem sucedidos
assim como aqueles que falharam, ele descobriu o mesmo padrão na América,
Alemanha e Japão: aqueles que falharam foram admitidos baseados em seu QI (Quociente de
Inteligência Lógica) e experiência de negócios – mas foram demitidos pela falta
de inteligência emocional. Eles simplesmente não conseguiam negociar com, ou
algumas vezes simplesmente dialogar de modo sinérgico, com seus diretores, ou
seus imediatos, ou com outros cujos quais seus próprios sucessos dependiam.

Tudo
isso fez sentido intuitivo e teórico para mim. Mas eu gosto de dados. Então com
alegria analisei vários novos estudos que confirmam como a inteligência social
essencial – em oposição ao simples autodomínio – pode ser (importante) para a
liderança eficaz. As Descobertas:

* Na companhia de transporte,
aqueles líderes mais fortes nas competências de inteligência social tiveram maior
crescimento, comparado com executivos fortes apenas em competências de autodomínio.

* O mesmo aconteceu com
companhias bancárias, elevada inteligência social (não apenas autodomínio)
previam uma avaliação mais recente na performance dos executivos, fato que se
refletia no sucesso dos negócios.

* O valor da inteligência social se
aplica até mesmo a pessoas com atividades religiosas: entre os padres católicos,
maior inteligência social prevê maior satisfação entre os membros da congregação.

Todos
esses estudos foram baseados sobre o inventário de inteligência emocional e
inteligência social (ESCI), o qual eu ajudei meu colega Richard Boyatzis a
delinear. Eu gostaria de ver outros pesquisadores verificando este mesmo efeito
usando outras medições para replicar estas descobertas. Qualquer estudante
graduado lá fora.



Resumos Relacionados


- Liderança Fundamental:aprendendo Como Lidar Com A Inteligência Emocional

- Trabalhando Com Inteligência Emocional

- Teste A Sua Inteligência Emocional

- O Poder Da Inteligência Emocional

- Inteligência Emocional



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia