OSCAR WILDE
(Elza Soboslai)
Oscar Fingal O''Flahertie Fornication Bengalls Sodom Wills Wilde é o nome completo daquele que viria a ser um dos maiores escritores do século XIX. Há dúvidas com relação ao dia do seu nascimento. A data mais defendida seria 16 de Outubro de 1854, mas existem algumas divergências, sendo que alguns estudiosos afirmam que a data correta seria 15 de Outubro de 1856; outros apontam o ano de 1855.
Wilde nasceu em Dublin, na Espanha, era filho de um médico, Sr. William Wilde e uma escritora, Jane Francesca Elgee, árdua defensora do movimento da Independência Irlandesa.
Foi um famoso escritor, antropologista, etnolingüista, imortal, médico, democrata, opositor do uso do latim na nomenclatura binominal de Lineu, homossexual, bissexual e ainda por cima membro da Coalizão da Justiça da América e Professor de inglês de grandes nomes como Chapolim e Tom Morello. Podia-se dizer que era amado por uns e repudiado por outros.
Criado no protestantismo foi um aluno brilhante, desde cedo, sobressaía-se entre os demais estudantes, tanto pela sua inteligência quanto pelo seu temperamento forte e anticonvencional, levando-se em consideração a alta moralização dos costumes no século XIX. Possuía uma aparência elegante, que atraía os olhares.
Na Inglaterra casou-se com Constance Lloyd, filha de um advogado de renome em Dublin. Muda-se para Chelsea, um bairro de artistas, com grande influência cultural e realmente tornou-se uma pessoa indispensável e comentada nos eventos sociais, espalhando glamour e comentários por onde passava. Teve dois filhos, Cyril e Vyvyan no ano seguinte.
Em 1891, lançou sua obra prima que o colocou no hall dos grandes escritores, “O Retrato de Dorian Gray”, um livro que retrata a decadência moral humana. No entanto, no seu apogeu literário, começaram a surgir os problemas pessoais, rumores sobre seu homossexualismo, severamente condenado por lei na Inglaterra, apareceram não podendo mais serem negados por ele.
Seu envolvimento amoroso com Lord Alfred Douglas começa a aparecer e também provas concretas da sua desregrada vida sexual e um processo é instaurado contra ele. Entre as provas, a mais contundente é uma carta enviada por Wilde para o jovem Lord, peça chave no julgamento.
Oscar Wilde foi condenado a dois anos de cárcere por sua relação dúbia com o Lord e suas práticas homossexuais. Depois desse incidente, toda sua fama e sucesso financeiro começa a desmoronar. Após toda essa decadência, conhece a pobreza e tudo o que de pior ela pode trazer. Não mais veria seus filhos, que chegaram a ter a atitude absurda de trocar de nomes, visto a vergonha que seu pai teria “impingido” às suas vidas.
Wilde morreu no dia 30 de novembro de 1900 de um violento ataque de meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis) e uma infecção no ouvido em seu quarto barato de um hotel de Paris.
Resumos Relacionados
- Uma Biografia Do Poeta Irlandês Oscar Wilde
- A Biografia Do Poeta Irlandês Oscar Wilde
- A Alma Do Homem Sob O Socialismo
- De Profundis
- Oscar Wilde
|
|