Geometria Analítica 
(allysson oliveira)
  
A geometria analítica foi criada cerca de 1628 pelo francês René Descartes a fim de estabelecer relações entre a álgebra e a geometria e métodos que auxiliam a resolução de vários problemas. Através da geometria analítica, pode-se estudar as propriedades de uma figura através de processos algébricos. Perpendicularismo Duas retas não-verticais são perpendiculares entre si, se o produto de seus coeficientes angulares for igual a -1. 
 
 Se r ? s, então m1 . m2 = -1 Distância entre dois pontos A distância d entre os pontos A e B é a medida do segmento . Como o triângulo destacado é retângulo e é sua hipotenusa, aplicando o teorema de Pitágoras temos: 
 
 
 Alinhamento de três pontos
 O mesmo determinante que permite o cálculo da área do triângulo, nos permite verificar se os dados do mesmo estão ou não alinhados. Temos: A = ( xa, ya), B = (xb, yb), C = (xc, yc). Se A, B e C estão alinhados, D = 0. 
 
 Ângulo entre duas retas Quando as retas formam dois ângulos sendo ? e ?, adjacentes e suplementares, um ângulo é agudo e o outro obtuso. Pode então ocorrer dois casos:   Quando ? é agudo e ? é obtuso; 
 Quando ? é obtuso e ? é agudo; 
 Para o ângulo agudo de r e s, é válida a fórmula . Se uma das retas for perpendicular ao eixo x, ela não terá o coeficiente angular. Pode-se observar dois casos: 
 ? 1 é agudo: 
 ? 1 é obtuso: A fórmula usada onde temos tg ? > 0 é: Distância entre ponto e reta Para calcularmos a distância de um ponto a uma reta, usamos a fórmula: 
 
 Equação Geral da Reta A equação que determina o segmento da reta é: x - 2y + 2 = 0. Dessa forma, qualquer par (?,?) que não satisfaça essa equação não pertence à reta AB. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Classificando Os Triângulos
  
  
- Iniciando A Trigonometria
  
  
- Triangulo - Introdução
  
  
- A Curva Pode Ser O Melhor Caminho
  
  
- Elipse
  
 
 
 | 
     |