BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


crianças superdotadas
(sapiens)

Publicidade
Crianças superdotadas
O que fazer com crianças superdotadas?
Segundo Maker (1982) devem haver cinco princípios fundamentais para favorecer a motivação , o interesse e a aprendizagem desses alunos.Esse princípios são;
- aprendizagem centrada no aluno;
- encorajar a independência;
- enfatizar a aceitação de idéias;
- encorajar a mobilidade do aluno na sala de aula;
- incentivar “abertura mental”.

Esses princípios deveriam na prática serem aplicados também a pessoas normais, retardos mentais.Maker acredita que falta desses princípios em sala de aula prejudicaria muito mais ao superdotados do que aos demais.
Os superdotados necessitam de uma educação especial .
Arn e Frierson (1971) acreditam que um programa que atende as necessidades dos superdotados teria também que se preocupar com o crescimento pessoal e interação social.
Segundo um programa de Arn e frierson teria como objetivo:
- dar condições adequadas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos;
- aumentar a motivação;
- apoiar o ajustamento emocional e pessoal desses alunos;
- ajudar o desenvolvimento social;
- atender de acordo com ritmo individual de crescimento e aprendizagem;
- ampliar os interesses;
- fazer com que a aprendizagem resulte em produtividade.

Tannebaum(1983) recomenda que qualquer programa de atendimento a superdotados deveria ter como base algumas medidas;
- apoiar indivíduos com alto potencial a desempenhar seus talentos;
- desenvolver autoconceito positivo;
- ampliar consciência social;
- desenvolver criatividade;
- fazer com que esse alunos tenham experiências em várias áreas.
Para alcançar os objetivos em relação aos superdotados foram criadas três estratégias:
Aceleração, enriquecimento e segregação.

A aceleração tem como objetivo fazer com que o aluno cumpra um programa escolar em menos tempo, com isso o aluno fica menos tempo na escola.
Se ficar confirmado sua habilidade, o superdotado pode em um único ano completar duas ou três séries.
Alguns autores são a favor desse método . Um deles é Clark(1979) , o qual descreve algumas vantagens:
- método que pode ser aplicado por qualquer escola;
- esses superdotados tendem a escolher companheiros mais velho, e esse método irá beneficiar o contato;
- com aceleração esses estudante irão iniciar sua vida profissional mais cedo;
- permaneceram menos tempo escola, com isso menos custo;
- os estudantes ficam mais satisfeitos com os estudos;
- ajustamento social e emocional segundo relatos tem–se tido resultados positivos.
Outros autores já criticam, são contra por exemplo o French(1964) segundo ele é importante para o desenvolvimento do individuo que ele esteja junto com colegas de mesmo nível social e idade.

Pesquisas demonstram apesar de opiniões contrárias que a aceleração tem trazido bons resultados.

Enriquecimento consiste em uma estratégia pedagógica de o aluno aprender mais através de cursos extracurriculares, projetos especiais ou conteúdos específicos mais adiantados.
Renzulli(1977) aponta que par um programa de enriquecimento ter bom resultado deve seguir três diretrizes:
-aplicar atividades de aprendizagem em grupo ou individual , que o ajude o aluno a entender mais o conteúdo didático;
- incentivar os alunos a desenvolver projetos de pesquisa, com a intenção de entender os problemas reais;
- fornecer experiências exploratórias, de modo que permita que o aluno descubra seus interesses e habilidades.

Com isso o aluno terá conhecimento de diversas áreas e identificará do que mais gosta.Estarão sendo preparados para lidar com situações e problemas e achar soluções.

Segregação é um tipo de estratégia na qual separa os superdotados dos demais alunos.Forma-se com isso turmas especiais, os quais recebem o curso diferente dos alunos normais.



Resumos Relacionados


- Aprendizagem E Motivação

- Etiologia Do Fracasso Escolar

- Benefícios Potenciais Da Escola De VerÃo

- Ler E Escrever, Muito Grande Parazer

- Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia