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1- A Identidade em questão. In: A Identidade Cultural na Pós-modernidade
(Stuart Hall)

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Neste capítulo do livro, Stuart Hall trata das mudanças que vem ocorrendo nos conceitos de identidade e de sujeito. Segundo Stuart Hall, as "velhas identidades" , que por longo tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo. Segundo Hall, um tipo de mudança estrutural está transformando as sociedades atuais. E isso está fragmentando as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade. Estas transformações estão também mudando as identidades pessoais. Os indivíduos estão perdendo o "sentido de si mesmo" e, com isso, entrando numa "crise de identidade". Stuart Hall faz uma análise das mudanças que vem ocorrendo partindo, especialmente, de três concepções de identidade: a) o sujeito do Iluminismo; b) o sujeito sociológico; c) o sujeito pós-moderno. Para Stuart Hall, a identidade do sujeito do Iluminismo estava baseada numa concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado e dotado de capacidade racional. A noção de sujeito sociológico refletia a crescente complexidade do mundo moderno. O núcleo interior do sujeito estava baseado na relação social, a qual, mediava valores, símbolos e sentidos na formação da cultura por ele vivida. Ou seja, a identidade é formada na "interação" entre o "eu" e a sociedade. Segundo Hall, "o sujeito", previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado; composto de várias identidades mutantes e transitórias. Para Hall, esse processo produz o sujeito pós-moderno, sem identidade fixa. Uma identidade que está continuamente sendo formada e transformada em diferentes momentos e contextos históricos. Hall argumenta ainda que: as sociedades contemporâneas são ainda caracterizadas pela "diferença", atravessadas por diferentes divisões e antagonismos sociais que "demarcam", de certa forma, diferentes "posições de sujeito" e sua identidade de forma geral. A articulação dos diferentes elementos, segundo Hall, possui também características positivas uma vez que ao desarticular as identidades estáveis do passado abre a possibilidade para a "criação de novas identidades" e a produção de novos sujeitos.



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