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O PAPEL DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS CURSOS SUPERIORES EM COM
(Édson Roberto Leite; Jussara Pimenta Matos; Leonardo Pujatti; Marlene Alves Dias; Regiane Relva Roma)

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Resumo : Este artigo inicia-se com definição de competências e habilidades com diversas abordagens de autores conhecidos nesta área de estudo. Uma grade geral de competências, habilidades gerais, habilidades específicas e atitudes foi delineada para os cursos de computação e informática.
A partir dessa grade apresentamos os estudos de caso para os domínios de matemática discreta e contínua e engenharia de software na tentativa de mostrar as regularidades e as diferenças existentes e como essas regularidades podem auxiliar na concepção e desenvolvimento dos cursos de computação e informática. Em particular, qual o papel desempenhado pela matemática nos diferentes cursos.

1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de criar projetos pedagógicos que melhor se adaptem às práticas de definição de perfil profissional utilizadas pelas empresas, os projetos pedagógicos são, atualmente, definidos em termos de competências e habilidades.
Neste trabalho, o objetivo é definir competências, habilidades, atitudes no sentido estrito utilizado pela metodologia empregada no processo didático-pedagógico e no processo de seleção e recrutamento de pessoal em empresas. Também, objetiva-se a definição de competências, habilidades e atitudes para os cursos superiores e de graduação na área de computação e informática, tais como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Tecnologias e Seqüênciais, bem como as suas sub-áreas utilizadas, com base em uma taxonomia universal e numa ontologia funcional destas áreas.
Nossa proposta é apresentar o estudo de alguns casos relacionados à matemática contínua e discreta e engenharia de software, que permitam uma reflexão sobre a abordagem por competências para os cursos anteriormente relacionados ressaltando o papel da matemática como um instrumento auxiliar no desenvolvimento dessas competências, habilidades e atitudes.
Com esse objetivo, utilizamos a metodologia baseada no dicionário de competências e habilidades para telecomunicações do Instituto TECHNOCompétences.

2. DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÃO
Esta metodologia é divida em 7 (sete) etapas, que correspondem ao Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Competências e Habilidades, denominado CVDCH:
1) Identificação dos objetivos visados e dos campos de atuação;
2) Definição do perfil de competências;
3) Construção do perfil;
4) Validação do documento;
5) Produto final;
6) Implantação do sistema; e,
7) Avaliação, validação do sistema e grupo de vigilância.






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7OCiclo de Vida de Desenvolvimento de Competências e Habilidades (CVDCH) começa na etapa de Identificação dos objetivos visados e dos campos de atuação e termina na avaliação, validação do sistema e grupo de vigilância. No processo de atualização do projeto pedagógico o ciclo de vida recomeça na etapa final deste processo e continua na primeira etapa, percorrendo todos os itens deste ciclo. A figura 1 mostra esta relação.



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