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Novos Ensaios, Livro III As palavras. (capitulo 3)
(LEIBNIZ)

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CAPÍTULO III Os termos gerais. Embora só existam coisas particulares, a grande maioria das palavras não deixam de ser termos gerais pois é impossível, que cada coisa particular tenha um nome particular e distinto, além do que seria necessária uma memória prodigiosa para tanto. Mas, as palavras individuais não serviriam em nada para alargar os nossos conhecimentos, visto que muitas vezes temos necessidade de mencionar certos indivíduos, particularmente da nossa espécie, servimo-nos de nomes próprios, os quais são dados também aos países, às cidades, às montanhas e a outras distinções de lugar. Assim, ousaria dizer que quase todas as palavras são originalmente termos gerais, pois acontecerá muito raramente que se inventará um nome especial sem motivo para assinalar um tal individuo. As palavras se tornam gerais quando são sinais de idéias gerais, e as idéias se tornam gerais quando, por abstração, separam-se delas o tempo, o lugar ou esta ou aquela outra circunstância que pode determiná-las a esta ou àquela existência particular. É impossível para nós ter o conhecimento dos indivíduos e encontrar o meio de determinar exatamente a individualidade de alguma coisa, a menos que ela mesma a guarde; pois todas as circunstâncias podem repetir-se; as menores diferenças nos são insensíveis; o lugar ou o tempo, longe de serem elementos determinantes, necessitam eles mesmos ser determinados pelas coisas que contêm. O que há de mais considerável nisto é a individualidade envolve o infinito, e só aquele que for capaz de compreender isto pode ter o conhecimento do principio de individuação desta ou daquela coisa. Aquilo que se denomina geral e universal não pertencem à existência das coisas, mas é obra do entendimento. E as essências de cada espécie são apenas as idéias abstratas. A generalidade consiste na semelhança das coisas singulares entre si, e esta semelhança constitui uma realidade. E as espécies se fundam sobre as semelhanças. As essências constituem obra do entendimento, se considerarmos que há pelo menos idéias complexas, que no espírito de pessoas diversas constituem muitas vezes diferentes coleções de idéias simples, sendo assim que o que é avareza no entendimento de uma pessoa não o é no entender de outra. Se um aplica o termo avareza a uma semelhança, e outro a uma outra semelhança, estaremos diante de duas espécies diferentes, designadas pelo mesmo termo. A essência, no fundo, não é outra coisa senão a possibilidade daquilo que se propõe. O que se supõe possível é expresso pela definição; porém esta definição é apenas nominal, quando não exprime ao mesmo tempo a possibilidade, pois neste caso se pode duvidar se esta definição exprime algo de real, isto é, de possível, até que a experiência nos venha ajudar para nos fazer conhecer esta realidade a posteriori, quando a coisa se encontra efetivamente no mundo. A diferença entre as idéias das substancias e as idéias dos predicados, como se as definições dos predicados, fossem reais e nominais ao mesmo tempo, e as definições das substancias fossem apenas reais dos corpos, que são seres substanciais, visto que a contextura dos mesmos é menos sensível. Todavia, não ocorre o mesmo com todas as substanciais. Pois possuímos um conhecimento das verdades substanciais ou das unidades (como de Deus e da alma) tão íntimo como o que possuímos da maior parte dos modos. Mesmo na matemática, onde um mesmo modo pode ter uma definição nominal e uma real. A meu entender a diferença está em que a definição real faz ver a possibilidade do definido, ao passo que a nominal não o faz; a definição de duas retas paralelas, que diz estarem elas num mesmo plano, e não se encontrarem, mesmo que sejam prolongadas até ao infinito, é apenas nominal, pois se poderia de saída duvidar se isto é possível. Se a essência fosse coisa distinta da idéia abstrata, não seria destituída de geração incorruptível. Um licórnio, uma sirena, um círculo exato talvez não existam no mundo. Já vos disse que as essências são perpetuas, pois nelas só se trata do possível.



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