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Novos Ensaios, Livro III As palavras (capitulo 8-9)
(LEIBNIZ)

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CAPÍTULO VIII Os termos abstratos e concretos. Os termos são abstratos ou concretos. Cada idéia abstrata é distinta, de maneira que de duas, uma nunca pode ser a outra. O espírito deve perceber pelo seu conhecimento intuitivo a diferença que existe entre elas, e por conseguinte duas dessas idéias nunca podem ser afirmadas uma da outra. Assim, dois termos abstratos podem ser enunciados um do outro. Os abstratos reais, ou pelo menos concebidos como reais, são ou essenciais e partes da essência, ou acidentes, isto é, seres acrescentados à substancia. Os termos abstratos lógicos são as predicações reduzidas a termos, como se eu dissesse: ser homem, ser animal; deste sentido, pode-se enunciá-los um do outro dizendo: Ser homem é ser animal. Os teólogos falam das duas naturezas e dos acidentes reais, as escolas filosóficas e teológicas se fixaram nessas entidades abstratas, talvez mais do que convinha. CAPÍTULO IX A perfeição das palavras. O uso duplo da palavra consiste em: registrar os nossos próprios pensamentos para ajudar nossa memória, que nos faz falar a nós mesmos; o outro é comunicar os nossos pensamentos aos outros por intermédio das palavras. Estes dois empregos nos fazem conhecer a perfeição e a imperfeição das palavras. Quando só falamos a nós mesmos, é indiferente que palavras empregamos, desde que nos lembremos do seu sentido e não o alteremos. Contudo, o uso da comunicação é também de duas espécies: civil e filosófico. O civil consiste na conversação e no uso da vida civil. O uso filosófico é aquele que se deve fazer das palavras para dar noções precisas e para exprimir verdades certas em proposições gerais. As palavras são tanto marcas(notae) para nós (como poderiam ser os caracteres dos números ou da álgebra) quanto sinais para outros; e o emprego das palavras como dos sinais tem lugar quando se trata de aplicar os preceitos gerais ao uso da vida ou aos indivíduos, como quando se trata de encontrar ou verificar estes preceitos; o primeiro uso dos sinais é civil, o segundo é filosófico. Com efeito, uma vez que os corpos são sujeitos a serem alterados, disfarçados, falsificados e mascarados, é muito importante poder distingui-los e reconhecê-los. Os nomes das idéias simples são menos sujeitos a equívocos, sendo que raramente nos desentendemos acerca nos termos branco, amargo, etc. Contudo, é verdade que mesmo estes termos não são inteiramente isentos de qualquer incerteza.



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