Alentejo: Empresa quer produzir energia com bagaço azeitona
(Site internet)
Uma empresa alentejana quer construir uma central de produção de energia, a partir de biomassa, para aproveitar o esperado aumento de bagaço de azeitona oriundo dos lagares do Alentejo, com a exploração dos novos olivais, muitos de espanhóis.
A empresa Mariano Lopes e Filhos, instalada em Alvito (Beja) e propriedade da União de Cooperativas Agrícolas do Sul (UCASUL), compra bagaço de azeitona a lagares do Alentejo, quer para extrair óleo, quer para o tratar.
«Dentro de quatro a cinco anos, com o início da produção dos novos olivais no Alentejo, muitos na ''mão'' de empresários espanhóis, a empresa deverá receber três a quatro vezes mais bagaço do que recebe actualmente dos lagares da região», previu o presidente da UCASUL Aníbal Martins, em declarações à agência Lusa.
Após o início da produção dos novos olivais, a empresa prevê receber anualmente «150 a 200 milhões de quilos» de bagaço, constituído por fragmentos de pele, polpa e caroço da azeitona.
A central de biomassa vai permitir produzir energia através do bagaço tratado, o que constitui, para Aníbal Martins, uma «nova oportunidade de negócio».
Resumos Relacionados
- Alentejo: Maior Central Solar Do Mundo Começou Hoje A Produzir
- Aquecimento Global-cultura De Cana-de-aÇucar
- Guia De Portugal
- A Resposta Do Árabe
- Saudita ApÓs Ter VÁrios Filhos Descobre Que Casou Com Sobrinha De Leite
|
|