BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Pesquisa qualitativa e formação de professores: pressupostos teóricos e validez
(Alcione Torres Ribeiro)

Publicidade
Resumo: O presente texto traz uma reflexão sobre a utilização da metodologia qualitativa como o recurso mais apropriado na pesquisa em ciências humanas, em especial em educação. Os pressupostos teóricos e epistemológicos desse tipo de investigação vêm apoiar o uso desta metodologia como uma melhor alternativa ao uso de técnicas positivistas, as quais não têm dado conta dos problemas vivenciados pelas ciências humanas. Esses pressupostos também apóiam a discussão sobre o problema da validade e da generalização dos resultados obtidos por esse tipo de pesquisa. A seguir, o texto explora um tipo de metodologia qualitativa muito utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que é a história de vida. Essa metodologia se configura como uma ferramenta eficaz na valorização do professor como o sujeito da investigação e não mais como o objeto desta e define abordagens importantes para o processo de construção da identidade docente.

Palavras-chave: pesquisa qualitativa; educação; formação de professores; história de vida.


Texto completo: http://www.4shared.com/file/41219313/fc339ea 8/Pesquisa_qualitativa_e_formao_de_professo res_pressupostos_tericos_e_validez.html?dirPwdVerified=2a9f462b



Resumos Relacionados


- Análise Qualitativa

- Definição Da Metodologia

- Investigação Qualitativa Em Educação: Uma Introdução à Teoria E Aos Métodos I

- Metodologia Do Trabalho Científico: Teoria E Prática

- Como Descrever Metodologia No Projeto De Pesquisa



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia