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O Périplo Africano
(Marco Cruz)

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GRANDES NAVEGAÇÕES
As primeiras expedições lusitanas ao atlântico africano [Ceuta 1415] foram feitas em barcas de origem muçulmana. A barca era pequena, pesada, de bordas baixas e pouco calado.
A partir do fim da terceira década do Quatrocentos, a caravela, uma embarcação alongada, leve [cerca de 50 toneladas], pequena [cerca de 20 por 8 metros] e rápida, possuindo bordos altos e dois ou três mastros com velas redondas e triangulares, podia navegar contra o vento. A caravela devido a seu baixo calado, aproximava-se da costa e penetrava nos grandes rios sem dificuldades. A tripulação era de uns 20 homens. Foi com ela que Cristóvão Colombo arriscou-se no mar oceano.
Em 1419 os portugueses redescobriram a Ilha da Madeira. A partir de 1421 enviavam no mínimo uma embarcação a cada ano para as costas da África atlântica. No final dos anos 20 chegou-se ao distante arquipélago dos Açores. Em 1433 iniciaram-se as “viagens de descoberta e exploração”. Finalmente, em 1434, o Cabo Bojador seria contornado por Gil Eanes, após 16 expedições fracassarem, [ uma do próprio Gil Eanes]. O Rei sempre mandava tentar de novo. O lema era: “Navegar é preciso, viver não é preciso” .
Em 1442 os portugueses “escambaram” [troca de mercadorias] pela primeira vez no “rio do ouro”. Em 1443, Nuno Tristão capturou 30 africanos no golfo de Arguim onde foi construída uma feitoria em cerca de 1455. Em 1471 os lusitanos chegaram às praias da atual Ghana. Em 1474 o florentino Paolo Toscanelli afirmaria erroneamente, ser “o percurso cruzando o atlântico muito mais breve que a circunavegação da África para se chegar às Índias”.
Em 1480 o rei Afonso V ordenou que as tripulações de navios estrangeiros aprisionados navegando naqueles mares fossem sumariamente jogados no mar. Em 1481, D. João II ordenou a construção do Castelo de São Jorge da Mina,[ Ghana]. Em 1483 Diogo Cão chegou à foz do rio Congo. Em 1486, a Coroa fundou a “Casa dos escravos”. Em 1487 dois espiões portugueses foram enviados às Índias. Um deles, Pero de Covilhã chegou até Goa e Calecute via Mediterrâneo e Egito. O espião enviou notícias confirmando as riquezas dos mercados orientais e a existência de uma passagem marítima entre os oceanos Atlântico e Índico. Em 1488, Bartolomeu Dias contorna o Cabo da boa esperança. Em 1492 Colombo, acreditando em Toscanelli, descobre o “Novo Mundo”. Pensando ter chegado nas Índias chamou nossos nativos de índios. Caroline Brachmann poetisou: “Para o oeste, sempre para o oeste, cortai as águas valorosa quilha e que as velas sejam asas a nos impelir rumo à meta de meus sonhos.”
Em 1497 o navegador Vasco da Gama partiu para a Índia no comando de uma frota de três naus e um navio de transporte. A 24 de maio de 1500, já após o “achamento” do Brasil, Bartolomeu Dias desta vez perderia para o mesmo cabo o qual ele havia sido o primeiro a contornar. Sua caravela e mais três naus naufragaram no “Cabo da Boa esperança” que, na verdade, continuava o mesmo “Cabo das tormentas”.Será que as embarcações estariam gorduchas [abarrotadas demais] e não conseguiram por isso suplantar as intempéries do cabo??
Permanece o mistério das possíveis expedições secretas entre 1488-1497. Teria Duarte Pereira Pacheco descoberto o Brasil neste período esquecido da História?? Por que Portugal após contornar o Cabo da Boa esperança em 1488 ficaria sem expedições exploratórias até 1497 com Vasco da Gama?

Tupi



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