BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Fenômeno Editatorial
(Gabriel Perissé)

Publicidade
"O século XXI será religioso, ou não será."André MalrauxPaulo Coelho é hoje um dos 20 escritores vivos mais lidos no mundo, ao lado de sucessos incontestes como Gabriel García Márquez ou Umberto Eco. Entre os autores brasileiros, tornou-se mais conhecido no exterior do que Jorge Amado, Érico Veríssimo, Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Também os números a seu respeito denunciam sua força (literária?). Primeiramente, algumas referências brasileiras: - Até 1995, venderam-se aqui 4 milhões de exemplares dos seus livros. E 1 milhão mais em 1996. - Só O Alquimista, lançado em 1988, vendeu 1,65 milhão em 6 anos. Em média, 23 mil exemplares vendidos por mês. - A primeira edição de As Valquírias (1992) teve uma tiragem de 100 mil exemplares, totalmente vendidos em 3 dias! - A primeira edição de Às margens do Rio Pedra sentei e chorei (1994) também foi de 100 mil exemplares. - Em 1996, a primeira edição de O Monte Cinco também: 100 mil exemplares. Agora, dados sobre seus êxitos no exterior: - Seus livros já foram publicados em 36 idiomas, por 64 editoras de 59 países. E com sucesso. Chegaram aos primeiros lugares de venda no Canadá, na Bélgica, no México, na Argentina, na França, Espanha e Portugal. Há uma boa performance também em países tão diferentes como Colômbia, Noruega, Inglaterra, Marrocos e Coréia do Sul. - Lançado em Tóquio, por exemplo, O Alquimista chegou ao oitavo lugar entre os mais vendidos em menos de 2 meses. - Outro exemplo de sua força: a primeira edição italiana de Às margens do Rio Pedra sentei e chorei teve 100 mil exemplares. - Até 1995, na França, foram vendidos dos seus livros então traduzidos mais de 500 mil exemplares. Mas com O Alquimista houve um salto. Só este livro, lá, de 1994 a 1996, teve 1,5 milhão de exemplares vendidos. Tudo somado: até o primeiro semestre de 1997, seus livros venderam mais de 14 milhões exemplares no mundo inteiro, dos quais 6 milhões foram de O Alquimista. Por que tanto sucesso, tantos leitores? No auge da crise da modernidade em que mergulhamos (todo o século XX é esta crise), os jovens e os não tão jovens, no hemisfério sul ou norte, anseiam confusamente pelo retorno ao mundo das tradições, das revelações - repleto de anjos dispostos em hierarquias luminosas -, mundo que nos dê uma fé: o milagre é possível, ou que nos dê uma vitória sobre o caos: a magia é possível. O milagre ou a magia são necessárias, uma vez que as instituições básicas estão em petição de miséria e falharam em sua missão. Da escola sai um estudante que escreve "purisso" (e por isso pouco sabe sobre o porquê das coisas) e "séquiço" (irresponsabilidade ortográfica que reflete a sua prática sexual); nas famílias, os filhos já contam como algo provável o colapso do amor dos pais, profecia dos mini e megadivórcios que eles próprios protagonizarão mais tarde; e se as religiões tradicionais perdem terreno, fundar novas torna-se um empreendimento mais barato, e mais rendoso, do que abrir uma empresa. Um quadro perante o qual resta a tristeza silenciosa, e uma saudade. Queremos de volta a sabedoria, a segurança, a certeza. Já nos idos de 1930, Nicolau Berdiaev apontava para o fim da era antropocêntrica, da era "moderna". O homem auto-suficiente, gerado pelo Renascimento, tornou-se uma "paixão inútil", como concluía Sartre. Temos agora o saldo negativo na ponta do lápis: duas guerras mundiais, a falência econômica e ideológica do comunismo (que prometera o paraíso terrestre), a selvageria competitiva, o consumismo de uns e a miséria de outros, a violência urbana desenfreada, o humanicídio dos milhões de abortos, o uso e abuso das drogas, a poluição, a pandemia da Aids e um clima de depressão generalizada.



Resumos Relacionados


- Stephen King

- Mais Sobre O Livro Dos Recordes

- Harry Potter - Série

- Novo Livro De Autora De "crepúsculo" Vende 1 Milhão De Cópias Nos Eua

- Rã De Olhos Dourados



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia