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Professor, acredite em si mesmo
(Hamilton Werneck)

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 Professor, acredite em si mesmo
Hamilton Werneck      
  
    O livro Professor, acredite em si mesmo escrito pelo professor e conferencista Hamilton Werneck é uma espécie de tratado que discute causas e conseqüências da baixa auto-estima profissional e pessoal dos educadores brasileiros. O trabalho foi realizado pelo autor após conferências e palestras, em parte do território nacional para docentes, pedagogos e afins. Na obra é relatada de maneira contundente como o problema  afeta o comportamento profissional do docente, e cria barreiras emocionais que interferem no status quo da atividade docente perante a sociedade. Afetado por uma baixa estima atávica é impelido o professor, segundo o autor, a conviver com sua capacidade de ação minimizada, em relação aos problemas e desafios que sua carreira apresenta. O trabalho de Werneck é sucinto, mas elucidativo para compreensão da origem histórica do ofício docente ao longo dos tempos. Explica a origem e como, no sentido histórico, se formou a moral, hábitos e costumes dos professores através dos tempos. Enfoca a gênese escrava do profissional docente como responsável pelo seu ressentimento e imobilismo profissional  na sociedade brasileira. Cita que por sermos herdeiros (frutos) das sociedades grega(retorno de Ulisses), judaica(paraíso perdido) e cristã medieval (culpabilidade) reproduzimos, naturalmente, sensações inerentes a elas. Relata e exemplifica que em hipótese alguma o professor pode ignorar o contexto social do alunado brasileiro. Destaca, o autor, que professores pouco utilizam a avançada LDB 9394 de 1996, para avançar com questões do âmbito da educação. Reintera, o autor, que a Lei de Diretrizes e Base da Educação de 1996, que proporcionou aos docentes brasileiros amplos poderes para inferir no projeto político pedagógico de instituições de ensino é pouco acionada pelo corpo docente brasileiro.  



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