BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Formação Docente e Profissional
(IMBERNÓN; Francisco)

Publicidade
Segundo o autor, na formação docente deve-se abandonar a concepção docente de mera transmissora do conhecimento acadêmico.

1- A necessária redefinição da docência como profissão

O professor deve ser formado na mudança e para a mudança e a incerteza, abrindo caminho para uma verdadeira autonomia profissional compartilhada.
Precisa, também, desenvolver capacidades de aprendizagem, relação de convivência, cultura e contexto.

2- Inovação educativa e profissão docente

O docente não deveria ser um técnico que desenvolve ou implementa inovações prescritas, mas sim um profissional que deve participar ativa e criticamente no processo de inovação e mudança como um agente dinâmico, cultural, social e curricular.
A instituição educativa como conjunto de elementos que intervêm na prática educativa contextualizada deve ser o motor da inovação e profissionalização docente.


3- Debate sobre a profissionalização docente

O conceito de profissão não é neutro, nem científico. É ideológico e contextual, portanto, ser um profissional da educação de agora em diante significará participar na emancipação das pessoas.


4- O conhecimento profissional docente

O docente utiliza-se do conhecimento pedagógico que é construído e reconstruído. Legitima-se nas práticas e na transmissão com as seguintes características:

· Complexidade;
· Acessabilidade;
· Observalidade;
· Utilidade social.

A competência profissional se forma na prática de sua profissão. Nas próximas décadas, a profissão docente deverá desenvolver-se em uma sociedade em mudança, com um alto nível tecnológico e um vertiginoso avanço do conhecimento.

5- A profissão docente diante dos desafios da chamada sociedade globalizada do conhecimento ou da informação

O professor deve planejar sua tarefa docente não apenas como técnico infalível e sim, como facilitador da aprendizagem, prático reflexivo capaz de provocar a cooperação e participação dos alunos.
A formação do professor deve contemplar o envolvimento com tarefas de formação comunitária, dotando-o de instrumentos intelectuais que possam auxiliar o conhecimento e interpretação das situações complexas com que se depara.


6-A formação como elemento essencial, mas não único do desenvolvimento profissional do professor

É importante a redefinição do conceito de formação docente, considerando-se o desenvolvimento profissional além das práticas de formação e o vinculando a fatores não formativos como novos modelos relacionais e relações de trabalho.

7- A formação permanente do professor

Deve apoiar-se em uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente, realizando um processo constante de auto-avaliação.
O eixo fundamental é o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para facilitar as capacidades reflexivas sobre a prática docente, cuja meta principal é aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a educação e a realidade social de forma comunitária. O objetivo da formação deve ser o de criar profissionais reflexivos ou investigadores, sendo que o contato com a prática enriquece o professor.

8- A formação inicial para a profissão docente

A formação inicial da profissão docente deve contemplar:

· Bases para construir um conhecimento pedagógico especializado;
· Fornecer uma bagagem sólida nos âmbitos científico, cultural, contextual, psico-pedagógico e pessoal;
· Instrumentos para atuar reflexivamente com a flexibilidade e o rigor necessários;
· Conhecimentos válidos que gerem uma atitude interativa e dialética, criando estratégias e métodos de intervenção, cooperação, análise, reflexão;
· A construção de um estilo rigoroso e investigativo;
· Experiências interdisciplinares no currículo formativo para integrar conhecimento e procedimento.

9- O modelo indagativo ou de pesquisa como ferramenta de pesquisa do professor

Ocorre no trabalho coletivo sendo a pesquisa a base da formação. Os professores analisam e interiorizam a situação de incerteza e complexidade.

10- A formação a partir da escola como uma alternativa de formação permanente do professor

O ideal é a formação centrada na escola que desenvolve:
· Paradigma colaborativo entre os profissionais da educação;
· Reflexão deliberativa e pesquisa-ação. Os professores elaboram suas próprias soluções em relação aos problemas e práticas com que se defrontam;
· Processo de autodeterminação baseado no diálogo;
· Criação de “horizontes escolares”, redefinindo as funções, os papéis e a finalidade da instituição escolar.

11- O (A) formador/a do profissional de educação como assessor de formação permanente

Uma assessoria de formação deveria intervir a partir das “demandas” dos professores ou das instituição educativas com o objetivo de ajudar a resolver os problemas ou situações problemáticas profissionais no processo de reflexão na ação.

12- Formação do professor e qualidade de ensino.

A escola deve ser uma manifestação de vida em toda a sua complexidade, em toda sua rede de relações e dispositivos como uma comunidade educativa que mostra um modo institucional de conhecer e de querer ser.
O conceito de qualidade de ensino não é estático, não há consenso sobre o seu significado, sendo que a qualidade da instituição educativa depende seus dos alunos por meio de suas contribuições à sociedade, da qualidade do que se aprendeu e da forma de aprendê-lo.

13- Algumas dificuldades atuais ou risco de estagnação profissional e algumas idéias para possíveis alternativas

Os sistemas tendem a burocratizar-se impondo modelos mais intervencionistas e formalizados, dificultando a autonomia e a democracia real e obstaculizando os processos de formação colaborativos.
Um novo conceito de formaçã



Resumos Relacionados


- A Necessidade De Formação Continuada Para Professores Universitarios

- Formação Continuada Para Professores : Teoria E Pratica

- Articulação De Pesquisa E Formação Docente

- Resenha:formação Docente E Profissional - 2ª Parte

- Formação Inicial E Contínua Dos Professores



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia