A CONSTRUÇÃO DACONSCIÊNCIA E DA CULTURA 
(Luis Henrique Moresco)
  
A
 CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA E DA CULTURA
 
 
 
 
 	Esta
 questão, levou muitos séculos para ser respondida.
 	Com
 o surgimento do materialismo histórico e dialético, se
 conseguiu definir adequadamente o que é a consciência.
 Ela “
 deriva da matéria e é uma das manifestações
 específicas da forma social do movimento da matéria”.
 	A
 ciência concluiu que o órgão do pensamento é
 o cérebro com 14 milhões de células ligadas umas
 com as outras. O cérebro portanto é matéria. Mas
 nem toda matéria tem capacidade de raciocinar. Destruindo as
 células o cérebro não pensa. Quando o corpo
 morre, morre também o pensamento e a consciência.
 
 	Os
 antigos filósofos confundiam a consciência com a alma.
 Admitiam que a consciência tem uma parte material mas outra
 espiritual e esta última derivava de Deus.
 
 	A
 consciência é uma conseqüência da convivência
 social onde se produz a cultura. Por sua vez, a cultura é a
 abrangência do pensar e fazer ao mesmo tempo para, produzir a
 existência social.
 	A
 consciência é por natureza um fenômeno social.
 Tendo em vista que ela se forma no processo de trabalho, logo, sem
 ele, é impossível evoluir na formação da
 consciência, e as pessoas não serão livres,
 enquanto livremente puderem trabalhar. 
 
 
 	Mas
 há culturas conscientes e culturas alienadas. A consciente tem
 noção do porque existe; a alienada não tem, nem
 porque nem para que existe. Por isso se torna fácil manipular
 as pessoas através do fenômeno da “cultura de massas”.
 
 	Não
 pode haver libertação cultural se não houver
 consciência cultural. Os aspectos que constróem a
 consciência, vivem lado a lado com os aspectos que “destróem”
  a consciência.
 
 	Entender
 a realidade e entender-se dentro dela, é a forma correta de
 discutir os problemas e as soluções, para construir
 novos seres humanos.
 
 	Dizemos
 isso, porque não basta ter e fazer cultura, é preciso
 compreender-se dentro dela, para evoluir sem deformações.
 Por isso a cultura tem consciência, que se forma a partir da
 convivência social e se complementa com o domínio do
 conhecimento científico, da filosofia, e da arte.
 
 	Por
 muito tempo existiram a ciência natural e o mito. Ou seja,
 havia uma compreensão intuitiva da realidade e, portanto,
 espontânea, da vida e dos fenômenos.   Tudo era
 compreendido pela própria experiência, orientada pela
 imaginação. Sua função era acalmar e
 acomodar os seres humanos tementes aos fenômenos que se
 tornavam inexplicáveis.
 
 	A
 cultura por sua vez se desenvolveu baseada neste fazer combinado com
 as necessidades, sem condições de elevar a consciência
 para um nível mais crítico, por deficiência do
 conhecimento, arrastou-se através dos milênios da
 formação da existência humana, a “espera” do
 surgimento da ciência para melhor compreender-se.
 
 	Da
 mesma forma a filosofia. Não tendo condições de
 comprovar “cientificamente” as questões, (a idéia
 tinha supremacia sobre a prática), e a imaginação
 dominava a definição das coisas e se tronavam
 inexplicáveis.
 
 	Não
 podia ser diferente com a arte. As habilidades e a imaginação
 motivaram o seu desenvolvimento espontâneo, de acordo com as
 interpretações da realidade de cada época.
 
 	Com
 o desenvolvimento da ciência, sem retirar o aspecto intuitivo e
 imaginativo da filosofia e da arte, avançou-se através
 do aspecto da comprovação, para que o mito perdesse seu
 posto de comando para o conhecimento, e a consciência surgiu
 como produto do conhecimento e deu identidade aos aspectos que compõe
 a construção da existência humana.
 	Há
 portanto, consciência individual como produto da convivência
 social, por isso a consciência em uma sociedade de classes tem
 o caráter de classe, porque cada um educa seus descendentes de
 acordo com a sua posição social. Influindo na mudança
 de pensamento pela ideologia, como instrumento de relação
 direta com a consciência.		“O
 homem é fruto do meio” Luis
 Henrique Henz Moresco
 
 Planalto
 01/02/2007 
 
  
 
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