Treinamento e Desenvolvimento
(Fernandes Neto)
A eficiência na comunicação não
se limita à capacidade de expressão. A fluência verbal e o auto domínio são
essenciais, mas tornam-se inúteis se não estiverem acompanhados da capacidade
de interagir adequadamente.
Interação
implica ouvir bem e transmitir as idéias com clareza, ou seja, entender
perfeitamente a posição do outro.
Há os que
não conseguem ouvir sequer uma frase completa sem interromper ou simplesmente
ignorar o outro movido por preconceitos em função de estereótipo. Deixar de
lado as idéias preconcebidas e respeitar o princípio de igualdade que deve
haver nas relações interpessoais é fundamental para que a comunicação seja
eficaz.
A aptidão
de concentrar-se sem interrupção dura em média 30 segundos. O que acaba
tornando a efetiva troca de idéias e opiniões problemática. O ato de ouvir
exige, portanto além de humildade, treinamento.
Além do
problema de concentração, o preconceito também impede o empenho do comunicador
e do interlocutor. Quando alguém conversa com um subordinado, há uma tendência
no superior criticar o que está ouvindo precipitadamente.
Sendo
assim, são três características fundamentais à comunicação eficiente: saber
ouvir, saber conviver e saber avaliar.
Saber
conviver é saber atuar em grupo, sem se prender às relações hierárquicas. A
comunicação só se completa quando o estímulo provoca resposta.
Saber
avaliar envolve autocrítica. Entender o contexto evita erros insanáveis e
abrevia o caminho do sucesso.
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