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A NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES DE HODGE – CAP. 1 – PARTE 2
(Hodge; B.J.)

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Definição de Organizações

Provavelmente os humanos sempre viveram organizados. Por exemplo, uma tarefa como caçar poderia ser realizada com mais eficácia em grupos. Grupos de indivíduos poderiam realizar juntos o que nenhum indivíduo sozinho poderia realizar. Tarefas mais difíceis seriam incumbidas a pessoas com habilidades especiais. As organizações modernas seriam, na realidade, uma extensão da especialização da divisão de trabalho em grupos sociais que existiram desde cedo na história da humanidade.

As organizações são definidas como duas ou mais pessoas que trabalham cooperativamente para realizar uma meta ou objetivo. São formadas por pessoas, dentre as quais as metas e os objetivos são compartilhados. Embora essa definição pareça bastante óbvia e simplista, entender e apreciar o componente humano é importante devido à complexidade e diversidade humana nas relações sociais. Cabe às organizações motivar e reter as pessoas certas.

As metas são comuns à organização, necessitando de controle e coordenação dos administradores. Sem coordenação e controle, alguns empregados podem se ocupar, intencionalmente ou não, de atividades que não contribuam para o cumprimento das metas, ou ainda, se ocupar de atividades que beneficiem a si próprios, sem se comprometerem com resultados da organização. Para o exercício da coordenação e controle, os administradores precisam de uma estrutura formal que especifique papéis, responsabilidades, e relações entre os sócios da organização.

As organizações possuem limites identificáveis e isso pode parecer uma questão simples. Os limites das organizações são definidos pelas pessoas que a integram e onde as atividades acontecem. Os limites das organizações são definidos por aquelas pessoas que são membros oficiais das organizações. No entanto, o trabalho dos funcionários temporários e de consultores nas organizações freqüentemente é igual ou tem maior importância que o efetuado pelos membros efetivos.

Organizações como sistemas

A definição de organização inclui o termo sistemas. A Teoria de sistemas fornece um simples modelo de organização focado na estrutura e relacionamento ou independência entre as partes da organização. A abordagem de sistema conduz à idéia de que a organização é feita por partes e estas se interagem para alcançar os objetivos da organização.

Relações críticas ou interdependências podem existir entre departamentos. Por exemplo Produção e Marketing devem andar juntos. Se o departamento de marketing anunciar um produto antes de completar a produção, a inesperada demanda pode gerar stress na produção. Os departamentos devem ser considerados como um todo em funcionamento e ter efeito de sinergia.
Os resultados de uma coordenação ineficiente entre departamentos interdependentes podem implicar em empregados descontentes, equipamentos danificados, produtos defeituosos, clientes insatisfeitos e lucros perdidos.

Os sistemas podem ser abertos ou fechados. Os sistemas abertos recebem recursos de fontes externas. O modelo de sistema aberto é apresentado em três partes básicas – entrada, processo de transformação e saída. As saídas são responsáveis por fornecer informações internas da organização. Exemplos.: compra, recebimento, recrutamento de pessoal e pesquisas de mercado como também vínculos com investidores e banqueiros.

A organização deve ter mecanismos para lidar com o ambiente externo para garantir sua sobrevivência.

1º) O subsistema de produção é responsável pela transformação das entradas e saídas
2º) A organização precisa se estabilizar para adaptar às mudanças ambientais externas. Para tanto, deve haver administração para controlar as atividades dos vários subsistemas, manutenção dos subsistemas evitando falhas nas operações e adaptação dos subsistemas.

Abordagem de sistemas estratégicos

As organizações devem interagir com seu ambiente externo. Mas que outros componentes no contexto da organização ou situação são críticos? Estudiosos e gerentes devem reconhecer o complexo de relacionamento existente nas operações organizacionais.

A estrutura organizacional deve compreender o contexto organizacional e fatores contingenciais e incluem as metas organizacionais, ambientes, tecnologia, tamanho e cultura. Não há melhor ou mais apropriada forma para todas as organizações estruturarem e se organizarem. A melhor estrutura depende no contexto que a organização enfrenta.



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