BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao
()

Publicidade
Resumo crítico.
Avaliar é acolher- texto de Warlen Fernandes Soares Marques.

Palavras chave: aluno, acolher, opinião, auto-estima, avaliar, reflexão
Neste texto Warlen faz uma reflexão sobre o ato de avaliar, acerca da maneira como o processo de avaliação da aprendizagem ocorre em nossas escolas.
O autor dividiu o texto em dois tópicos, o primeiro apresentando a avaliação como forma de acolhimento, aconchego ,transformando desta forma a avaliação como ferramenta que indica muito mais o que o aluno não aprendeu, mexendo com sua auto-estima e despertando sua autocrítica. De acordo com Warlen o aluno através desta acolhida, o aluno seria fomentado nas suas aprendizagens, e despertando um olhar positivo que ele tem para consigo. O que ser um perigo tratar a avaliação desta forma, porque sabemos que não somos iguais ao nos criticarmos, o que poderia causar uma auto critica totalmente destrutiva,e ao invés de acolher este aluno poderia se excluir do grupo por sentir-se incapaz.
No segundo tópico a avaliação também vem como forma de acolhida mais agora através de opinião entre a prática de ensino e de aprendizagem, chamando o professor a se avaliar ao avaliar, desta forma ele teria a oportunidade de observar se a sua avaliação está coerente com a forma em que foram distribuídos os conteúdos e se permitiu ao aluno uma aprendizagem eficaz.
O texto é pequeno e no ultimo parágrafo o autor encerra fazendo suas considerações finais dizendo que apenas buscou chamar a atenção para uma reflexão sobre o ato de avaliar, sinalizando que o dialogo entre o dito e o efetivado carece reflexão o que me deixa a vontade a concordar com o autor de que o dialogo é importante, mais deve ser cauteloso porque nem todos estão preparados a serem avaliados de tão forma, nem sempre a opinião fará efeito, num ou no outro não deixando de ser importante, apenas é chamada a reflexão pelo autor quanto à cautela na aplicação desta forma de avaliar. Finalizando Warlen deixa claro que a proposta e a aposta maior da educação deverá ser em nosso aluno,enquanto ser infinitamente capaz de aprender e apreender.Ou seja é preciso além de apoderar nosso aluno,também empoderar.



Resumos Relacionados


- Avaliação Da Aprendizagem Escolar: Um Ato Amoroso

- Avaliar Na Cibercultura

- O Desafio De Avaliar Bem No Ensino Superior - Parte I

- A Relação Professor E Aluno No Projeto Do Dizer

- Proposta De Avaliação Formativa Nas Escolas



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia