O desafio de liderar equipes com pessoas desinteressadas
(Felipe Suzin)
Desinteressados, mais do que simplesmente estorvos funcionais, são
muitas vezes uma criação da própria organização, por intermédio de
políticas equivocadas de gestão de pessoas, pressão por metas elevadas
sem o correspondente incentivo, ausência de planos de carreira, etc.
Estes fatores ajudam a criar um verdadeiro batalhão de problemas que um
pouco de planejamento poderia evitar.
Como a maior parte destes problemas pertencem à esfera estratégica
da empresa, foquei no trato direto com a equipe, que está mais ao
alcance do gestor de nível médio da organização. Mas não esqueça: na
próxima reunião com a diretoria, puxe os temas acima citados para a
mesa de discussões.
Liderando a equipe: Para liderar com efetividade uma equipe
assim, a ferramenta mais útil é o diálogo. Esta é uma ferramenta tão
poderosa, que pode promover verdadeiros milagres comportamentais no seu
negócio. Mais eficiente que punições, demissões, e o envolvimento
emocional das "chamada aos brios".
A raiz do problema. Procure descobrir junto do funcionário
qual a sua motivação para o desinteresse. Sim, até para não fazer nada
devemos estar motivados de alguma maneira. As causas podem ser as mais
diversas, mas ouvi-las e compreendê-las é um passo enorme na resolução
do problema. O truque aqui é saber realmente ouvir e refletir, e não se
limitar a escutar e depois fazer um discurso motivacional.
Agir sobre as causas. Uma vez descobertas as causas,
procure saná-las. Lembra das qualidades do líder? Uma delas é remover
obstáculos para a equipe. Existem desde a teoria das necessidades de
Maslow até a de Extratos de Elliott Jacques para explicar a motivação
das pessoas, mas o básico pode ser saber que a forma mais fácil de
diagnosticar é observando com atenção e dialogando francamente.
Diga a verdade. Não adianta dourar a pílula se o
desinteresse do seu subordinado esta atrapalhando o desempenho da
equipe ou até mesmo o andamento do trabalho. Diga isto a ele com todas
as letras, mas em uma conversa reservada. Nem sempre ele reagirá de
forma negativa, desde que você o faça com respeito à sensibilidade de
cada um. Você aumenta a chance de não ter problemas com isto se seguiu
corretamente o primeiro passo.
Comunique bem os objetivos. Reveja a comunicação de
seus objetivos. Muitas vezes o desinteresse é resultado direto da falta
de comunicação clara dos objetivos da empresa ou da equipe. Em muitos
casos, além dos objetivos não estarem claros, os incentivos também não
estão, ou seja, os desinteressados não fazem além do mínimo necessário
porque não percebem a razão de fazer mais, e nem o incentivo para que o
façam, as duas chaves para o interesse.
Inspire a equipe. Ouça a si mesmo. Perceba o que faz
com que você esteja interessado. Falar com as pessoas armado de um
interesse sincero muitas vezes faz com que elas partilhem da sua
motivação. Um líder muitas vezes tem um pouco desta característica
inspiradora que genuinamente move os outros a segui-lo, principalmente
quando eles percebem que dividindo o sacrifício com você, também
partilharão da vitória no final.
Dirigentes preocupados exclusivamente com o curto prazo recorrem a
instrumentos adicionais, como oferecer premiações fantásticas,
estimular a competição dentro da equipe, ou simplesmente ameaçar com
demissões ou perda de benefícios. Nada garante que estas soluções
comuns e imediatas não sejam mais eficientes em sua organização a curto
prazo, mas elas não motivam de verdade, apenas empurram o problema para
a frente."
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