Comunicação e expressão
(Cristina Campos)
Escrever: Representar por meio de escrita.Escrita: Representação de palavras ou idéias por sinais; grafia.Palavra: Fonema ou grupo de fonemas com um significadoFonema: Unidade mínima distintiva no sistema sonoro de uma lingua.
As dificuldades nas descobertas do "Escrever"Escrever consiste na comunicação codificada em símbolos, sinais e sua compreensão uma verdadeira entrega e descoberta. Ao olhar um papel onde traços formam figuras que para quem conhece sua decodificação, denomina-se escrita . Pois existem diferentes formas de se expressar através da escrita, de forma simples e direta, de maneira formal e cortês ou de forma poética, inspirada e apaixonada, entregando-se e em cada frase quase que desenhando as palavras, para que o leitor tenha em sua mente imagens, que mesmo não desenhadas sejam levadas à mente estimulando a imaginação.
O ato de escrever é um aprendizado constante e diário, devido às mutações do meio sócio cultural, trazendo novas palavras e expressões modernas e antes desconhecidas, e levando ao esquecimento palavras e expressões não mais empregadas. Obrigando-nos ao um constante aprendizado a fim de adaptar-nós a tantas transformações, e para que possamos continuar a escrever de maneira compreensível, e não seja necessário um historiador para desvendar nossas palavras esquecidas e desconhecidas.
Mas grandes são os obstáculos do desafio do escrever, deparamo-nos com a deficiência do aprendizado nos primeiros anos escolares. Que deveriam ser os mais valiosos e proveitosos de nossa descoberta, tornando o caminhar mais suave. A deficiência ortográfica, e de todas regras que mais confundem do explicam. O que me faz lembrar de uma questão de minha infância:
Qual a real necessidade de usar um “s” com som de “z”?
Não seria mais simples utilizar apenas uma letra (consoante) já que possui a mesma sonoridade, e não criar regras que as diferenciem, ex.
Verbos em –(is) AR e -IZAR:
(is) AR: derivados de primitiva com S
Liso ð alisar
- IZAR: derivados de primitiva sem S
concreto ð concretizar
E as exceções:
Catequese ð catequizar
Já que a regra diz que palavras derivadas de palavras com “S” permanecem com “S” e sem “S” usa-se “Z”, e logo à frente surgem exceções que contrariam a regra, como no exemplo acima. Matéria que é ministrada nos primeiros anos escolares, que denota grande dificuldade de aprendizado. É apenas um exemplo das dificuldades encontradas ao iniciar o processo de aprendizagem de escrever, e poderia citar mais, já que grande é a minha inquietação quanto a nossas regras gramaticais, aproveito essa oportunidade e nessas mal traçadas linhas, desabafar minha inquietação.
Resumos Relacionados
- Folha De Sao Paolo
- Problemas Gramaticais
- Língua E Liberdade
- Laboratório De Redação
- Www.algosobre.com.br
|
|