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Saint Hilaire em são Pedro
(Marco Cruz)

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SAINT-HILAIRE EM SÃO PEDRO DA ALDEIA Prosseguindo minha viagem pelo litoral ...”A Aldeia de S. Pedro dos índios, fundada em 1630, tinha sido originalmente dirigida pelos padres da Companhia de Jesus. Após a expulsão desses religiosos, foram os capuchinhos... Entra-se em S. Pedro por uma larga rua que vai ter a uma meia lua limitada pela igreja e pelo antigo convento.// As casas, todas de madeira e barro, foram construídas com pouca arte; são cobertas de colmos e na maioria destituídas de janelas” “Os índios de S. Pedro não conservam nada do tempo em que eram selvagens e ignoram até a que tribos pertenciam seus ancestrais. /// Três dias por semana os índios trabalhavam na manutenção da igreja e do convento e de tudo que se relacionava com o bem comum da aldeia; durante os três outros dias cada um trabalhava para si próprio. // uma velha mulher, quase centenária, que os havia conhecido , contava-me que quando eles foram forçados a deixar a aldeia todos os habitantes choraram.” “Os índios de S. Pedro não são subordinados à jurisdição portuguesa, mas a um capitão-mor, tirado entre eles. // não fazem parte da Guarda Nacional portuguesa. // Sempre que um índio quer cultivar”. Sobre as taxas de uso da terra pelos brancos, Saint Hilaire registrou: “Há cuidado em receber os arrendamentos com todo o rigor; mas os índios não tocam no dinheiro que alei lhes destina;// Não me compete indagar o que faziam da renda da aldeia de S. Pedro...” A descrição dos tipos físicos...:” eles são longevos e quase todos tem numerosa prole; tem cabelos negros e muito lisos, ossos das faces proeminentes, nariz chato, olhos divergentes. A cor não é cúprea; ela se aproxima do tom bistre. São imberbes ou quase. São de estatura média; te, espáduas e peitos largos, pescoço curto, e parecem muito robustos.” No semblante das crianças observei que elas tem as narinas muito largas; o nariz é longo, mas muito pouco saliente, e da testa ao lábio forma uma concavidade”. “Muitos brancos, atraídos pela fecundidade das terras da aldeia e a taxa moderada pela qual se pode obtê-la, vieram estabelecer-se em S. Pedro, ocasionando não somente uniões passageiras como também casamentos que alteraram a raça indígena.” “ ...em 1789, apenas um índio em S. Pedro sabia o português. Atualmente somente alguns indígenas idosos empregam a língua de seus ancestrais, lá entre eles, e mesmo assim envergonhando-se disso. Os índios de São Pedro falam pela garganta e pelo nariz; têm muitas aspirações, abrem pouco a boca, dão pouco movimento aos órgãos da voz e freqüentemente apóiam-se sobre a última sílaba. //suas mulheres fazem com o taquaraçú chapéus artisticamente trançados e cestas que sabem tingir de cores vivas, porém pouco duráveis....vestem-se à moda portuguesa, tendo renunciado a seus antigos trajes. São alegres, de humor dócil, direitos e espirituais; mas sua preguiça é extrema....nunca pensam no futuro. Tupi.



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