PRIMEIRO BARCO BRASILEIRO MOVIDO 100% À ENERGIA SOLAR
(Jerson)
PRIMEIRO BARCO BRASILEIRO MOVIDO 100% À ENERGIA SOLAR -
Sob tempo nublado e chuva fina foi lançado o primeiro barco brasileiro movido 100% a energia solar. O catamarã Seisui I foi projetado e construído na cidade de Manaus utilizando técnicas inovadoras em sua construção que viabilizam uma aplicação eficaz e ecologicamente coerente para práticas de ecoturismo e pesquisas científicas. O lançamento aconteceu no píer do Tropical Hotel durante a realização do evento nacional “Água e Saneamento no Brasil”, e contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente.
Para o sócio-proprietário da Seisui Tecnologias Ambientais, Fernando Garcia, mesmo considerando que ainda há muitos avanços a serem conquistados em relação ao transporte movido à energia limpa, ele classificou o Seisui I como um marco. “Mesmo que já existam alguns barcos pelo mundo que navegam com energia solar este é o primeiro feito aqui no Brasil, com este diferencial pela aplicabilidade em monitoramentos e pesquisas científicas”, afirmou.
O Seisui I foi produzido utilizando alumínio na fabricação dos cascos - o catamarã é caracterizado por dois cascos paralelos - e travessas feitas em compósito no convés projetado para o transporte de quatro passageiros com resistência de até 500 quilos. “O interessante é que o Seisui I pesa apenas 250 quilos. Isso também traduz um êxito do projeto por aliar a resistência dos materiais empregados à leveza que significa menor consumo de energia para locomoção”, afirma Garcia.A alimentação de energia é feita por placas solares posicionadas no teto da embarcação capazes de garantir o funcionamento do motor e instrumentos de navegação, além de armazenar energia nas baterias para navegação em período noturno. “Com isso conquistamos uma autonomia para o barco de 24h, tudo isso utilizando placas solares ‘magras’ que são mais sensíveis do que as placas convencionais e bem mais leves”, explica o sócio-fundador da empresa, Fernando Antônio Afonso Garcia que projetou e desenvolveu o barco com a colaboração do engenheiro eletrônico Paulo Berger.
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