NEUROPATIA DIABÉTICA
(nemaac)
A neuropatia diabética consiste em lesões que afectam o sistema nervoso periférico. Este compreende nervos motores, sensitivos, sistema nervoso simpático autonómico (preside a todos os fenómenos de regulação nervosa dos orgãos).
1.Neuropatia sensitivaA neuropatia diabética começa habitualmente por ser uma neuropatia sensitiva e localizada simetricamente aos membros inferiores:a) Inicialmente, os diferentes tipos de sensibilidade (táctil, térmica e dolorosa) estão afectadas: calor nos pés e grande sensibilidade que se revelam sobretudo à noite e na cama (não se tolera nem sequer o peso da roupa sobre os pés e as pernas).b) Posteriormente, as sensibilidades são completamente abolidas.
2.Neuropatia motoraa) É posterior neuropatia sensitiva e consiste em parésias e paralisias.b) São mais frequentes nos músculos dos membros inferiores, mas podem afectar os nervos dos músculos da face e darem por exemplo, ptose palpebral.
3.Neuropatia do sistema nervoso autonómico são graves e por vezes têm implicações vitais:a) Hipotensão ortostática: decorre de lesões nos nervos que controlam funcionamento das artérias reguladoras da tensão arterial; pode pois haver grande queda da tensão arterial quando o doente se levanta, que se manifesta por tonturas, vertigens e perda do conhecimento.b) Atraso do peristaltismo: atraso nas digestões, obstipação e diarreia infecciosa.c) Dificuldade no esvaziamento da bexiga, levando ao aparecimento de infecções urinárias.
Resumos Relacionados
- Macroangiopatia
- Sistema Nervoso
- Sistema Nervoso
- ComplicaÇÕes CrÓnicas Da Diabetes
- Sistema Nervoso
|
|