Montagem e Configuração de Pc
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Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador. Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC. Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal. Neste primeiro tutorial serão tratados assuntos sobre noções dos componentes internos de um computador, suas definições, exemplos e figuras ilustrativas. Este tutorial não tem como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros técnicos e um acompanhamento personalizado em questões de maior abrangência. Montagem e Configuração de PC – Conhecendo o computador Iniciando com Microcomputador Para iniciarmos o nosso relacionamento com o microcomputador, é bom frisar isto, porque é uma relação mesmo, é preciso ter em mente que o computador não é uma figura tão cheia de mistérios e altamente complexa quantos muitos usuários e pessoas tem em mente. Nestes primeiros tutoriais, o leitor irá descobrir em um passo a passo como é o funcionamento interno de um computador e como reconhecer as suas partes principais para que um computador possa funcionar. Tem muitos usuários que estão diante de um computador e não tem conhecimentos suficientes para tentar imaginar como é o seu funcionamento e o que há dentro dessa “tal caixa metálica”, chamada de gabinete. Muitas coisas podem ser resolvidas pelo próprio usuário, a não ser que este seja daquele tipo “Vou chamar um técnico que ele resolve”. Mas, antes de iniciar um aprendizado mais avançado, como estes tutorias, tem o formato abrangente, ou seja, serve tanto para usuários iniciantes e avançados, será informado neste princípio como é um sistema típico de computador. Sistema de funcionamento do Microcomputador - O microcomputador Está instalado dentro de uma caixa em produto metálico e que é denominado “gabinete”. Leve em consideração que os aspectos externos não deve ser parâmetro de julgamento, para que uma máquina seja boa ou ruim. Ultimamente, existe uma variedade gabinetes coloridos, com luzes, transparentes e de todo o formato possível, porém isto não quer dizer que esta máquina é rápida e boa. É possível ter uma máquina muito mais “robusta” e com desempenho muito superior em um gabinete com formato antigo e é claro vice-versa. Na parte de trás de cada microcomputador, existe diversos tipos de conectores. Cada um tem seu padrão e formato diferenciado, e desta forma, não tem como o usuário fazer confusão sobre o local onde cada periférico do computador deve ser ligado. A quantidade de conectores na parte de trás varia conforme os dispositivos/periféricos instalados internamente em cada microcomputador, bem como a disposição de cada conector pode variar conforme modelo de placa-mãe e também se o gabinete do microcomputador está trabalhando com fontes do tipo AT ou ATX. Em tutoriais mais à frente, serão vistos mais sobre o assunto gabinete. Conexões de um microcomputador a) Tipo AT 1 – Conector para teclado 2 – Porta serial secundária 3 – Porta paralela (normalmente usada para impressora) 4 – Saída para monitor de vídeo 5 – Saída usada para scanner de mão ou outro periférico com mesmo padrão de conexão 6 – Ligação de Joystick para jogos 7 – Rede elétrica extensiva 8 – Tomada de Ligação com rede elétrica 9 – Porta serial conexão mouse 10 – Conexão linha telefônica 11 – Extensão para ligação de telefone 12 – Entrada para linha (chamada de “line in”) 13 – Entrada de microfone 14 – Saída de amplificação 15 – Saída de caixa de som b) Tipo ATX 1 – Extensão para ligação rede elétrica 2 – Tomada de ligação com rede elétrica 3 – Entradas de mouse e teclado tipo PS/2 4 – Portas com tecnologia USB 5 – Porta serial - uso de mouse ou outro dispositivo / porta secundária 6 – Saída de ventilação da fonte de alimentação 7 – Aqui podem ser conectadas placas de vídeo 8 - Aqui podem ser conectadas placas de som, com saídas diversas microfone, amplificação, entradas de linha 9 – Também, igual à placa AT, pode ser conectado porta serial para Joystick 10 – Exemplo de típico conjunto de entradas e saídas PS/2, portas seriais e USB.
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