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O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual
(Jacques Rancière)

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Joseph Jacotot, um pedagogo francês do século XIX desenvolveu experiências para provar suas hipóteses. Desenvolveu a teoria de que era possível passar os conhecimentos que possuía para o cérebro daqueles que eram ignorantes. Contudo, atribuía ao ensino a função de reduzir a desigualdade social, aproximando os ignorantes e o saber. Ele afirmava que a igualdade devia ser o ponto de partida e não o objetivo a ser atingido.Para ele, já naquela época, qualquer indivíduo, por menos que conhecesse do saber formal, trazia como bagagem uma infinidade de sabedoria adquirida em sua vivência e o mestre devia aproveitar esses saberes. Apesar da distância entre os tempos de Jacotot e os dias de hoje, há lições que ele apresenta que são bastante atuais.Jacotot teorizou e desenvolveu métodos de ensino que colocava o mestre como facilitador da aprendizagem e não como mestre explicador. Ele criava situações e permitia que os alunos aprendessem com os conflitos, ao acaso. Sua experiência pedagógica rompeu com a lógica das outras pedagogias. O autor contrapõe-se à idéia do mestre todo-poderoso, detentor de todos os saberes, e do aluno como um caderno a ser preenchido.Joseph Jacotot desenvolveu um método que visava formar homens emancipados intelectualmente porém sem qualquer especialidade social pois ele visava um ensino universal.



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