CRESCE INCIDÊNCIA DE DIABETES
(Rathiou)
CRESCE INCIDÊNCIA DE DIABETES
NA POPULAÇÃO XAVANTE -
Uma pesquisa desenvolvida pela Disciplina de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenada pelo endocrinologista João Paulo Botelho Vieira Filho e pelo docente da Faculdade de Medicina Social de Ribeirão Preto (FMRP-USP) Laércio Franco, analisou 382 índios (de uma população de 1.549) acima de 30 anos de idade.
Nessa população, foram constatados 47 portadores de diabetes tipo 2, entre aqueles já diagnosticados e outros revelados com a realização de testes de glicemia em indivíduos que apresentavam sintomas de diabetes e excesso de peso.
Os pesquisadores identificaram, a partir da confirmação desses 47 casos - sendo 18 homens e 29 mulheres -, um risco elevado de uma epidemia da doença entre a população indígena nos próximos anos. "Esta pesquisa aponta que o uso diário da insulina para o controle glicêmico é o melhor tratamento, mas isso também sugere que exista alguma característica específica do tipo de diabetes que ocorre nessa população", afirma o endocrinologista.
População Xavante
A Terra Indígena de Sangradouro - Volta Grande, localizada entre os municípios de General Carneiro, Novo São Joaquim e Poxoréo, no Mato Grosso, a 280 km de Cuiabá, sofreu o processo da mudança de hábitos alimentares com a chegada das chamadas frentes de expansão, a partir do final da primeira metade do século XX.
Com a ocupação dos territórios, alteração das culturas de subsistência, diminuição dos limites territoriais, os índios passaram a ser mais sedentários e mudaram sua dieta tradicional, incorporando alimentos mais calóricos, como arroz, açúcar, refrigerante, macarrão, bolachas e sal. Mudanças que alteraram de forma significativa o perfil nutricional dessa comunidade.
Resumos Relacionados
- Aumenta Caso De Diabetes Entre Criancas
- Uso De Dois Medicamentos Diferentes Ajuda Crianças Com Diabetes Tipo 2
- Diabetes E TirÓide
- Vacina Contra O Diabetes
- Avaliação Nutricional
|
|