Pedagogia da autonomia
(Paulo Freire)
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes necessários à prática educativa. O livro em questão é leitura obrigatória aos docentes formados ou em formação. Nele encontramos, dividido em três capítulos, pareceres para um educador que vê no aluno um ser que precisa crescer em todos os aspectos e não apenas tornar-se um expectador diante do mundo, mas um participante ativo e transformador. São idéias revolucionárias que jogam por terra todas as antigas ideologias que viam o aluno como um simples ‘banco de informações’, onde tudo o que o professor dissesse seria gravado e arquivado. Freire fala no processo de trocas onde todos aprendem, assimilam os conteúdos e tornam-se agentes críticos desse mesmo aprendizado. O livro é interessante que mesmo contendo idéias retomadas com certa freqüência não perde seu brilho, pois quem escreve é um professor que coloca suas experiências com muita afetividade. Seu intento parece ser o de estimular outros docentes a terem esperanças e acreditarem em suas profissões, defendendo a necessidade de transformação e aprofundamento na tarefa de melhorar a educação. Paulo Freire deixa nas mãos dos educadores grandes responsabilidades: a de correr riscos assumindo um posicionamento político e ideológico; a de acreditar que a mudança é difícil, mas possível; deixa a tarefa de educar para a vida, para a realidade, para a liberdade, para a transformação já que nós somos todos seres inacabados. Educar para que se insiram no mundo como sujeito da História pronto para superarem todos os obstáculos.
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