Planeta Saturno
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)
Planeta Saturno
São milhares de anéis e dezenas de satélites de gelo que compõem o universo do mais belo planeta do sistema solar. Conferido pela sonda espacial Cassini.
O 2° maior planeta do sistema solar ocupa destaque especial por causa dos seus anéis e também, seus 22 satélites tem os mais variados tamanhos. Titã é gelado e sem água, mas possui atmosfera parecida com a da Terra e é uma das 3 únicas luas dotadas de ar, junto com Tritão de Netuno e Io de Júpiter. Apresenta também, substâncias como ácido cianídrico, cianogênio e cianoacetileno, consideradas precursoras das moléculas orgânicas. De posse de dados das Voyagers, determinado cientista criou um simulacro da atmosfera titaniana em seu laboratório e se dedica a bombardeá-la com radiação e assim pretendendo descobrir como se formaram substâncias que na Terra precederam o aparecimento dos seres vivos. A sonda Cassini estacionou numa órbita próxima de Saturno e de lá enviou uma nave auxiliar a superfície de Titã. Equipada com inúmeros instrumentos, uma câmara de TV, a pequena sonda chegou ao seu destino em 2002.
A água era um material extremamente abundante em todo o sistema solar, quando foi formado. Além da órbita de Marte, a água e outras substâncias geladas condensaram-se na forma de corpos celestes. Japeto, a 2ª lua de Saturno em tamanho, tem a metade de sua superfície coberta por uma estranha substância escura. Trata-se de uma espécie de lava, matéria do interior do satélite, que sob um forte impacto externo, fundiu-se e vazou para a superfície. Embora 750 vezes maior que a Terra, Saturno é o planeta mais rarefeito do sistema solar. Se fosse possível colocá-lo numa bacia de água, flutuaria, não é leve, porém, sendo 95 mais pesado que a Terra. Apesar de todo o seu tamanho, leva somente 10 horas e 32 minutos para completar uma volta em torno de si mesmo. O planeta já era conhecido pelos sábios da Babilônia, no século 7 AC. A cerca de 1 bilhão de kms da Terra, era o mais longínquo planeta conhecido pelos antigos. Galileu descobriu os anéis em julho de 1610. De acordo com estimativas científicas, a lua se desintegraria quando estivesse a 15.563 km da Terra, mas se encontra a 384 mil km de distância e está se afastando gradualmente.
Resumos Relacionados
- Planetas E Satélites
- Os Planetas Do Sistema Solar
- Sattelite
- Astronomia - Continua A Busca Por Formas De Vida Fora Da Terra
- Sistema Solar
|
|