Vertigem ou Síndrome Vertiginoso
(Dr. Rosmaninho Seabra)
As perturbações do equilíbrio são uma das perturbações mais comuns, representando cerca de 5% das queixas apresentadas pelos doentes em Clínica Geral, e cerca de 10% daqueles que procuram o Otorrinolaringologista.
A vertigem dá uma sensação de incapacidade e insegurança. Por vezes os doentes queixam-se de sensação de morte iminente, apresentando níveis de ansiedade extrema, levando o médico a pensar que a vertigem é causada pela ansiedade e não o contrário.
Tratando-se de uma patologia interdisciplinar, o doente não sabe bem a que especialidade recorrer, e muitas vezes é enviado de especialidade em especialidade, pois o "veredicto" do exame é normal. Os otorrinolaringologistas são os médicos com competências neste campo.
O diagnóstico das causas da vertigem é dos mais difíceis da medicina moderna. Mas actualmente existem alguns exames que permitem uma abordagem funcional do sistema do equilíbrio: a electro/videonistagmografia e a posturografia dinâmica computorizada.Estes permitem muitas vezes a escolha da terapia adequada.
As causas mais comuns de síndrome vertiginoso de origem periférica são:
Vertigem posicional paroxistica benigna
Neuronite vestibular
Doença de Meniere
Labirintite
Neurinoma do Acústico
Fistula Labiríntica
Fistula de Perilinfa
Otosclerose
Outras causas também comuns de vertigem:
Vertigem de Mudança de Posição
Migraine Vestibular
Vertigem Cervical
Descompensação vestibular
Esclerose Múltipla
AVC ou AIT
Doença Cerebelosas
T.C.E.
A farmacoterapia, a cirurgia e a reabilitação vestibular permitem o tratamento da vertigem, sendo a cirurgia um método pouco utilizado.
Resumos Relacionados
- Labirintite
- Neuromielite ótica: O Estado Da Arte
- Diazepam - Porque Tomar?
- Psicologia Do Calendário
- Lugares Que NÃo ConheÇo, Pessoas Que Nunca Vi
|
|