UM REBELDE EM DEFESA DA EVOLUÇÃO DE CONCEITOS
(Oscar Aguilar Cañas)
Compartilho com o professor Ian Angell, uma visão de mundo. A verdade absoluta não existe, há apenas imposições que se bem colocadas para promover o progresso social, político e econômico, serão bem sucedidas. Conceitos como direita, esquerda, em pouco tempo serão coisas do passado.
Muita gente se pergunta por que o governo brasileiro aceitou uma parceria, no caso da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, com o tirano Hugo Chávez, que à sombra do histórico ideal de Bolívar agita grupos que estão no poder no continente.
Rejeitar ajuda ou parcerias de governos considerados pouco democráticos não é uma amoralidade, isso é irrelevante. Rejeitar ajuda ou parceria com qualquer tipo de governo, economicamente falando, não faz o menor sentido. Talvez exista a preocupação, por parte de algumas pessoas, com a nossa imagem, tratando-se de um país como o nosso que tem alguma tradição democrática.
Creio que não devemos nos preocupar muito com essa questão, afinal não há moral absoluta, mas nem por isso devemos ser hipócritas. Devemos é ter consciência que muitos conceitos têm sofrido transformações; a democracia, por exemplo, tornou-se um argumento moral usado em nome de qualquer forma de intimidação das minorias, temos como resultado a incapacidade de governos democráticos em lidar com os atuais problemas.
Daí surge a seguinte questão: Como iremos sobreviver às ciladas impostas pela sociedade moderna? Estamos todos ansiosos e ao mesmo tempo amedrontados pelas exigências do mundo atual. Vemos que as novas tecnologias têm produzido novos perdedores e novos ganhadores, inclusive regiões atrasadas, excluídas, onde facilmente prosperará o fundamentalismo e a violência.
O conceito de igualdade de classes também sofreu transformação. Falar em igualdade de classes é uma tolice e uma perda de tempo, o que pressentimos é que o estado de sucesso, no futuro, será aquele que souber lidar com a desigualdade social, dando conta das transformações sociais e econômicas, sem a manutenção da política do bem social, que inevitavelmente levará qualquer governo ao fracasso. Devemos também considerar que as palavras não correspondem mais às coisas, tem significados diferentes, para épocas diferentes. O trabalho, por exemplo, não tem mais o mesmo significado que há três décadas. O caráter da crise financeira internacional pela qual passamos é diferente das outras crises já experimentadas, está última crise trouxe inovações que surpreenderam os idealizadores do complexo sistema financeiro internacional, o que estou dizendo é que está tudo em constante e rápida evolução.
Portanto, todas as regras foram alteradas: países de terceiro mundo poderão converter-se em países de primeiro mundo em questão de décadas, e como todo o que sobe desce, países do primeiro mundo podem tornar-se dependentes economicamente de outras nações.
Entre outros conceitos, o conceito de governo também está em evolução. Vai ser sempre necessário que tenhamos um governo, mas com as novas atribuições impostas pela modernidade: Força policial, forças armadas e saúde pública; sem imposição de ideologias, e sem interferir em qualquer coisa.
Os primeiros sinais da mudança do poder começaram a aparecer com Lech Wallesa na Polônia, Lula da Silva no Brasil, Evo Morales na Bolívia, entre outros. Outros trabalhadores talentosos chegarão ao poder nos próximos anos, serão também atuantes, inovadores e promotores da mudança do conceito de governo.
A evolução do conceito de governo deverá trazer mudanças na legislação eleitoral tais como: O voto não deverá ser obrigatório; negará aos funcionários públicos o direito ao voto, porque não é correto que exista uma representação automática dos funcionários públicos.
Contudo, a inquietude que devemos ter é a da ausência de moral. Fica neste artigo, proposto, aos interessados, outra maneira de pensar o mundo.
Resumos Relacionados
- Governo Incipiente Ou Insipiente?
- Situação Econômica E Social No Peru
- Socialismo Na America Latina: Um Outro Mundo é Possivel?
- Ciências Políticas - Conceitos Básicos
- O Estado De Sao Paolo
|
|