Deus AMOU o mundo
(Profs. de EBD)
Estamos entrando num dos mais profundos textos da Bíblia a respeito da essência da verdade teológica que deve cercar a vida do homem, ou seja, a sua vinculação ao divino e espiritual. Os conceitos que o Senhor Jesus vai emitir nesta conversa com Nicodemos, um fariseu que deveria estar impressionado com as aparições do novo mestre em início de seu ministério, são de tal sutileza e inteligência que só as mentes mais voltadas para o lado espiritual poderão compeendê-los por inteiro. Mentes presas aos aspectos físicos e materiais da vida, mui, dificilmente, se aperceberão desses princípios. São idéias novas, até então não cogitadas pelos pregoeiros da revelação de Deus, os profetas do passado, e que Cristo vai começar a ensinar. Digamos que João, o Batista, deu partida a essas considerações, quando falou sobre o arrependimento, o batismo na água e no Espírito, mas Cristo, agora, é que vai aprofundá-las, explicá-las e torná-las vivas ao coração do homem.
Nicodemos era um membro do sinédrio. Tinha, portanto, a formação acadêmica do judeu culto e instruído. O fato, aqui narrado, deve ter-se dado numa das primeiras idas de Cristo a Jerusalém, sendo, assim, um retorno histórico que demonstra a pouca preocupação de João com os aspectos cronológicos de sua narrativa.
O NOVO NASCIMENTO
Com o texto do versículo 3 - "em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" - Jesus está convidando o fariseu sério e preocupado a uma reflexão transcendental. A mudança de vida, a transformação do coração, a criação de um novo ser, dentro daquele que já existe em nós, físico e mortal. Este nascer de novo é o que aconteceu comigo e com você, quando reconhecemos a Cristo como Salvador e Senhor de nossa vida.
Nos versículos seguintes, o Mestre faz uma revelação a Nicodemos, comprovando, primeiro, a separação entre o ser humano, carnal e finito que somos nós, e o ser espiritual e eterno que em nós habita e, em segundo lugar, uma declaração sobre a simplicidade daquilo que dissera. Não havia nada de mais em "nascer de novo", pois ele não estava falando do nascimento físico, mas, sim, do nascimento espiritual. O que era dificil para Nicodemos entender no plano físico (o filho retornar ao ventre da mãe para renascer), o seria muito simples, embora milagroso: o nascer do Espírito para uma nova vida.
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