As TRÊS DIMENSÕES DA INCERTEZA AMBIENTAL 
(Thaciana Barros)
  
AS TRÊS DIMENSÕES DA INCERTEZA AMBIENTAL (DEFINIÇÃO) é determinada pela complexidade e pela variação do ambiente. A complexidade refere-se à magnitude e à variedade dos componentes ambientais. A variação é definida pela freqüência e previsibilidade das mudanças em tais componentes. Quanto mais complexo e dinâmico for o ambiente, maior será o nível de incerteza ambiental. Sob uma perspectiva da informação, as organizações necessitam processar mais informação para apoiar o processo decisório quando a incerteza é alta. 
 
 Incerteza ambiental caracteriza o mundo que a maiorias das empresas enfrenta atualmente, e ainda uma ameaça à eficácia da organização, a administração tentará limitar essa incerteza por meio de atividades como pesquisa de mercado, publicidade, planejamento, formação de benchmarking e criação de empreendimentos com outras empresas. 
 
 A incerteza ambiental tem três dimensões que são: Capacidade, Volatilidade e Complexidade. 
 
  A Capacidade de um ambiente:  refere-se ao grau em que ele pode sustentar o crescimento, ambientes ricos, e em crescimento geram recursos excedentes ao contrário de ambientes escassos; 
 
  A Volatilidade:  está relacionada com o grau de instabilidade de um ambiente, um grau elevado de mudanças imprevisível cria um ambiente dinâmico, no qual é difícil para a administração prever com precisão de resultados de várias decisões; 
 
  A Complexidade:  dar-se pelo grau de heterogeneidade e concentração entre elementos ambientais, os simples são homogêneos e concentrados. Um exemplo clássico: são as empresa de cigarros, pois há poucos concorrentes sendo fácil às empresas acompanharem de perto de concorrência. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Escola Ambiental
  
  
- Gestão Parte 5
  
  
- O Papel Do Gestor
  
  
- Ecologia – O Meio Ambiente Está Na Lei
  
  
- A Natureza Das OrganizaÇÕes De Hodge – Cap.1 – Parte 1
  
 
 
 | 
     |