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Escola e democracia
(LIBÂNEO; José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez; 1994.)

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A Educação Tradicional no contexto histórico da formação da sociedade burguesa

Vamos aqui analisar a Educação Tradicional como expressão da filosofia essencial proclamada pela burguesia revolucionária, e, assim, poder localizá-la em seu contexto histórico e filosófico, assim como antropológico, ou seja, como este discurso e prática pedagógica traziam consigo um projeto de homem a ser formado.
Todo projeto político traz consigo um projeto educacional, entendido este projeto como a forma deste projeto político se perpetuar através da formação das novas gerações adaptadas ao contexto específico em que se encontra.
No caso em tela, o projeto burguês de sociedade também era acompanhado de um projeto educacional. Como vimos no item anterior, o discurso revolucionário da burguesia tinha como princípio norteador a igualdade essencial. Como reflexo deste discurso a educação proclamada também atendia a este propósito, ou seja, a burguesia constituiu um projeto de educação que tem como horizonte a igualdade entre todos os homens.
Além disso, a escolarização se fazia uma necessidade urgente para a formação e manutenção da sociedade burguesa em constituição. Segundo Saviani (1984, p. 44-45):

Escolarizar todos os homens era condição de converter os servos em cidadãos, era condição de que esses cidadãos participassem do processo político, e, participando do processo político, eles consolidariam a ordem democrática, democracia burguesa, é óbvio, mas o papel político da escola estava aí muito claro. A escola era proposta como condição para a consolidação da ordem democrática.

O elemento democrático surge nesta nova ordem social criada pela ação da burguesia, e a figura do cidadão é constituída como uma necessidade da burguesia para a legitimação do sistema. A própria democracia, portanto, se afigura neste contexto ideológico da ascensão da burguesia ao poder, como elemento conservador e legitimador do poder de uma classe sobre a outra. Para uma classe tem-se o poder. Para a maioria da população resta a lei, eis um resumo do que se pode definir como a democracia burguesa.
À escola, neste contexto democrático, caberia formar o cidadão, nos moldes de uma formação moral para a convivência social, ou seja, o cidadão é aquele indivíduo que respeita as leis, que prega a honestidade, que louva o trabalho como princípio da integridade e dignidade humana, o cidadão é aquele que tem na família o locus privilegiado de socialização, que mantém a família como valor social etc.
Vê-se, portanto, que a formação do cidadão neste projeto resume-se a formar indivíduos adaptados à sociedade burguesa, mesmo que estes não a vejam como tal, mas como a sua sociedade, ou, como é comum ainda hoje, como a única sociedade possível e a mais justa forma de sociabilidade possível entre os homens.
Percebe-se, portanto, o importante papel desempenhado pela Educação Tradicional para o projeto revolucionário burguês nos seus primórdios, ainda como classe revolucionária. Mas não podemos esquecer que esta pedagogia ainda trazia junto a si a filosofia da igualdade essencial entre os homens, e isto, num determinado momento histórico posterior, quando já consolidada no poder, já não seria mais interessante para os projetos da burguesia no poder.
Como classe no poder a burguesia não poderia admitir uma educação que tivesse como filosofia a igualdade entre os homens, pois, é evidente, essa igualdade contrariava os princípios do poder, ou seja, ou se quer o poder ou uma sociedade igualitária. Claro está que esta última posição não era a da burguesia, e ainda hoje não o é, apesar do esforço por se fazer democrática.



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