O Trombeteiro De Cracóvia
(Eric P. Kelly)
Em 1462, a família Charnetski fugiu de sua casa na Ucrânia depois de ser perseguida pelo perverso Cossack, Peter Cara de Botão, que sonha em roubar o Grande Cristal Tarnov, que a família foi confiada em guardar.
Os Charnetski chegaram em Cracróvia, onde Andrew, o pai de família, encontra trabalho como o trombeteiro da Igreja de Nossa Senhora Sta. Maria, tocando a inacabada melodia de Hejnal. De acordo com a lenda, em 1241, o trombeteiro da igreja foi flechado por um Tártaro antes de poder terminar o Hejnal. Em honra de tal ocasião, a melodia sempre é tocada como se fosse interrompida.
Andrew e sua família receberam ajuda de um alquimista chamado Nicholas Kreutz, que lhes oferece um lugar para ficarem, depois que Joseph, filho de Andrew, o salva e sua sobrinha Elzbietka, de um lobo.
Nicholas está ensinando a um estudante alemão chamado Johann Tring, que é obcecado em encontrar a pedra filosofal, supostamente capaz de transformar metais comuns em ouro. Tring convence Nicholas a ajuda-lo a encontrar a pedra através de mágica e hipnose.
Quando Peter Cara de Botão chega no apartamento dos Charnetski em busca do Cristal Tarnov, é interrompido por Nicholas que acredita ser o cristal a pedra filosofal. Ele rouba o cristal e o mostra a Tring. O estudante hipnotiza seu professor, para que este revele a fórmula para transformar metal em ouro, mas Nicholas, inconsciente, lhe entrega a fórmula para se preparar uma bomba. Quando Tring mistura os ingredientes, começa um incêndio que toma conta da cidade.
Após apagarem o fogo, Andrew e seu filho aparecem em frente ao Rei Kazimir e lhe entregam o Cristal Tarnov. Nicholas Kreutz, ainda iludido pela hipnose, agarra o cristal das mãos do rei e o atira no Rio Vistula. O Rei Kazimir decide em não reaver o cristal e em banir Peter Cara de Botão da Polônia, pelo que ele fez aos Charnetski.
A história termina quando a casa de Andrew Charnetski na Ucrânia é reconstruída e ele é recompensado pelo rei. Kreutz e sua sobrinha Elzbietka também vão para a Ucrânia, depois que de ele recuperar sua sanidade e após seis anos Joseph e Elzbietka se casam.
O Trombeteiro de Cracróvia (publicado primeiramente em 1928) é caracterizado com um livro infantil, mas é altamente interessante também para adultos. A história combina ficção com fatos reais, com personagens reais como o padre Jan Kanty e o Rei Kazimir. Eric P. Kelly recebeu a Medalha Newberry por este maravilhoso livro.
Resumos Relacionados
- Indiana Jones
- Pedra Filosofal
- Os Cristais
- Dear John ( Querido John)
- O Diamante Áureo - FÁbulas
|
|