Avaliação DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
(CIPRIANO C. LUCKESI; resumo de Vagner Modenese)
1. Introdução:
Acredito (baseado na bibliografia consultada e em experiência na docência) que a mudança da Didática para o ensino das Ciências Naturais (área em que atuo), e mudanças na (s) forma (s) da avaliação (ões) sejam aspectos do processo ensino-aprendizagem que requerem um maior empenho, por parte dos professores principalmente, para provocar mudanças significativas para um melhor aproveitamento dos cursos de ensino fundamental e médio.
2. Avaliação escolar: definição
Segundo Luckesi, ...a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”.
Em outras palavras a avaliação escolar é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.
. Funções da avaliação escolar
Didática- pedagógica: refere-se à comprovação sistemática se as finalidades sociais do ensino, a preparação do aluno para a vida em sociedade, sua inserção no mundo globalizado e apropriação de condições para a participação ativa na vida social estão sendo compreendidas, ou os objetivos estão sendo cumpridos.
Diagnóstica: identifica os progressos e as dificuldades do educando e que permitirá ao educador traçar novas rotas para melhor atingir os objetivos
A etapa inicial, da função diagnóstica da avaliação, e a sondagem que ao verificar as condições prévias dos alunos, instrumentará o professor a melhor agir.
A função diagnóstica, ao avaliar a unidade didática lecionada, o bimestre ou o semestre cumprido, ou até o ano letivo, cumpre sim uma função de realimentação do processo de ensino, pois corrige as falhas desse processo, ou deveria corrigi-las.
c. Controle: refere-se aos meios e à freqüência em que as verificações (de certo modo avaliações) soa feitas, resultando no diagnóstico do cotidiano escolar.
O termo controle diz respeito à periodicidade e como são feitas as avaliações e se essa não tiver associada à função diagnóstica e didático-pedagógica da avaliação, ficará restringida à simples tarefa de atribuição de notas e classificação.
Professores que ainda reduzem as avaliações à cobrança daquilo que o aluno memorizou e usa a nota obtida pelo aluno somente como instrumento de controle (usada aqui com o seu significado mais primitivo que é o de controlar propriamente dito) produz afirmações falsas como:
- “O professor X é excelente, reprova mais da metade da classe”; “O ensino naquela escola é muito puxado, poucos alunos conseguem aprovação”. O pior é quando o professor acha que tem o poder de aprovar ou reprovar. Tudo isso são equívocos do ensino.
Avaliação como recompensa aos “bons” alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados, onde as notas transformam-se em armas de intimidação, dispensa, por parte do professor, de verificações parciais no decorrer das aulas e a recusa de qualquer quantificação dos resultados, através das usuais provas, que conforme alguns educadores, levam à ansiedade, à inibição e ao cerceamento do crescimento pessoal do aluno, são equívocos que deveriam ser evitados para que a avaliação tenham efeitos positivos no processo ensino e aprendizagem.
. Características da Avaliação Escolar:
a. Reflete a unidade: “objetivo/conteúdo/método: o aluno precisa saber para o que estão trabalhando e no que estão sendo avaliados e quais serão os métodos utilizados.
b. Revisão do plano de ensino: ajuda a tornar mais claro os objetivos que se quer atingir, onde o professor à medida que vai ministrando os conteúdos vai elucidando novos caminhos, ao observar os seus alunos, o que possibilitará tomar novas decisões para as atividades subseqüentes.
c. Desenvolve capacidades e habilidades: uma vez que o objetivo do processo ensino e aprendizagem é que todos os alunos desenvolvam as suas capacidades físicas e intelectuais, sua criticidade para a vida em sociedade
d. Ser objetiva: deve garantir e comprovar os conhecimentos realmente assimilados pelos alunos, de acordo com os objetivos e os conteúdos trabalhados.
e. Promove a autopercepção do professor: permite ao professor responder questões como: Os meus objetivos são claros? Os conteúdos são acessíveis, significativos e bem dosados? Os métodos são os mais apropriados aos meus “clientes”? Auxilio bem os que apresentam dificuldades de aprendizado?
Concluindo, avaliação é um processo que possibilita um ganho enorme para o processo ensino e aprendizagem, uma vez que, tanto o aluno e a instituição escolar envolvidas, terão a possibilidade de corrigir os seus rumos, melhorando a eficiência e a eficácia do ensino em geral.
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