O Feijão e o Sonho
(Orígens Lessa)
Orígenes Lessa, sem inovar,apenas deu forma literária a uma história amplamente conhecida e repetida, e repetida... O artista sonhador, pobre e incompreendido, que deseja viver de sua arte; a mulher batalhadora, que o impele à luta e o obriga a encarar o lado prático da vida.
Orígenes Lessa Publicou em 1938, O Feijão e o Sonho, fez logo sucesso diante da crítica e do público; exatamente pela temática tão a gosto do caráter romântico do povo brasileiro. O romance gira em torno de Campos Lara, um poeta que vive sonhando com a criação literária, sempre alheio aos aspectos práticos da luta pela vida cotidiana.
Campos Lara é casado com Maria Rosa, e a relação familiar é um grande desajuste. Ele só vive sonhando, escrevendo, poetando... Maria Rosa batalhando, preocupando-se e, principalmente, azucrinando a vida do tão irresponsável marido.
Os rendimentos conseguidos pelo poeta, que dá aulas ou escreve para os jornais são extremamente escassos e insuficientes para custear as despesas da família. Os credores não dão sossego: é a cobrança dos aluguéis atrasados; a farmácia deixando de fornecer medicamentos para a filharada adoentada; a alimentação é pouco variada e de má qualidade: a sua vida é um inferno.
Embora esses desacertos, Campos Lara não dá a mínima atenção. Sua cabeça, sempre povoada de versos e de intelectualismo não é capaz de encarar problemas triviais de manutenção familiar. Seus mirabolantes projetos literários preenchem sua vida e seu tempo.
De emprego em emprego, vê seus alunos escaparem e os que permanecem são os que não podem pagar. Maria Rosa luta desesperadamente contra a miséria e o infortúnio. Finalmente, sua situação financeira melhora um pouco, Campos Lara e Maria Rosa ajustam-se e sonham com o futuro do filho caçula.
Será advogado... Engenheiro... Até que Campos Lara descobre que seu filho será, como ele, poeta... Fica cheio de orgulho, esquecendo todo o drama e o sofrimento que vivenciou durante toda sua existência, exatamente por dedicar-se à poesia, atividade sem qualquer compensação, num país de analfabetos.
Resumos Relacionados
- O Feijão E O Sonho
- O Feijão E O Sonho
- Bangue
- Bangue
- A Rosa Do Povo
|
|