Republic P-43 Lancer
(E.R. Hickel)
Caça monoposto P-43. Após a Republic ter encerrado a
produção do P-35A, iniciou-se o desenvolvimento de uma versão mais avançada
daquela aeronave. Dois projetos distintos resultaram, o XP-41 e o P-43. Ambos
tinham motores mais potentes que o P-35A e um desenho bem mais aerodinâmico que
o predecessor. Os testes destes protótipos resultaram, em março de 1939, no
contrato de 13 P-43 pela USAAC. Apesar de todos os P-43 estarem em serviço em
abril de 1941, tornou-se óbvio que, mesmo com os últimos melhoramentos, as
aeronaves não eram páreo para os novos aviões desenvolvidos na Europa. Mesmo
tendo a Republic desenvolvido uma versão mais moderna, conhecida como P-44,
todos os tipos que tinham sido encomendados foram cancelados, em setembro de
1940, em função de um desenho mais avançado que posteriormente tornou-se o
Republic P-47 Thunderbolt. Enquanto o P-47 estava em desenvolvimento, a USAAC
encomendou 54 P-43 e 80 P-44, e outros 107 exemplares foram entregues para a
China. Os P-43 e P-44 em serviço na USAAC foram considerados inadequados para
operações de combate e todos foram convertidos para aeronaves de
foto-reconhecimento. O modelo P-43A tinha um motor Pratt & Whitney R-1830-45 com 1.200HP de potência. A envergadura era de 10,97m e o comprimento de 8,70m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.600Kg; atingia a velocidade máxima de 570Km/h, com alcance de 1.050Km e teto de 11.000m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).
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