Republic P-47 Thunderbolt
(E.R. Hickel)
Caça-bombardeiro monoposto P-47D. Derivado dos modelos
precedentes de Alexander Kartveli (P-35, P-43 e P-44), o protótipo do P-47 foi
inicialmente planejado como um caça leve em duas versões, o XP-47 e o XP-47A.
Após as experiências de guerra na Europa, a USAAC requeriu em troca um caça
pesado, moldado para receber os novos motores P&W R-2800. O novo XP-47B
apresentou-se como um caça robusto e agressivo, inteiramente metálico e com trem
de pouso escamoteável. Superado os primeiros problemas técnicos, o P-47 entrou
em produção em 1942 em em serviço em abril de 1943 no 56º Grupo de Caça na
Inglaterra. A principal versão foi o P-47D, da qual construíram-se 12.602
exemplares, que tinha motor de 2.570 CV e cabine em forma de bolha que dava ampla
visibilidade ao piloto. Grande, forte, rápido e resistente, o P-47 deu os
melhores resultados nas missões de ataque ao solo, porém também foi largamente
empregado na escolta de bombardeiros, sendo-lhe creditado a destruição de 3.752
caças germânicos no ar e 3.315 no solo, apenas no front norte-europeu. Após a
guerra foi ainda utilizado pela Guarda Nacional da USAF até 1955, e muito mais
por outros países. Os pilotos brasileiros na FEB voaram em P-47 em diversas missões de apoio às forças de terra. Levavam na fuselagem, logo depois do nariz, o emblema do "Senta a Pua". O modelo P-47D tinha um motor Pratt & Whitney R-2800-21 com 2.300HP de potência. A envergadura era de 12,63m e o comprimento de 11,05m. Suportava peso máximo de decolagem de 8.760Kg; atingia a velocidade máxima de 690Km/h, com alcance de 3.120Km e teto de 12.800m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.150Kg de explosivos.
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