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Bell P-59 Airacomet
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto a jato P-59 de 1943. Graças ao pograma de
intercâmbio tecnológico com a Grã-Bretanha durante a Segunda Grande Guerra, os
EEUU puderam se beneficiar dos avanços do novo motor turbo-jato projetado por
Frank Whittle. A General Electric foi a fábrica designada para construir os
novos motores e a Bell para projetar a nova aeronave. De fato, foi a proximidade
entre as fábricas que levou a Bell a receber a encomenda. Assim nasceu o Modelo
27 (XP-59), o primeiro avião a jato dos EEUU, caracterizado pelas linhas
convencionais e dois turbo-jatos na base das asas. Apesar disto, apenas 66
exemplares foram construídos até 1944 e os P-59 jamais ultrapassaram a fase de
avaliação. Nos testes de vôo e avaliação da USAAF, a aeronave mostrou desempenho
inadequado e não sobrepujava outros caças já em uso, e assim nada justificava
sua produção em larga escala. Algumas das lições aprendidas com o P-59 foram de
grande valia para o desenvolvimento do Lockheed P-80 Shooting Star, que foi
melhor sucedido como caça a jato. O modelo P-59B tinha duas turbinas General Electric J31-GE-5 com 907Kg de empuxo cada. A envergadura era de 13,87m e o comprimento de 11,62m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.210Kg; atingia a velocidade máxima de 658Km/h, com alcance de 644Km e teto de 14.000m. A aeronave estava armada com três metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 37mm.



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