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Curtiss-Wright P-60
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto P-60. O desenvolvimento do P-60
iniciou-se em 1940 como um projeto para uma versão melhorada do P-40. Recebendo
a designação XP-53, o tipo foi logo mudado para XP-60 quando a propulsão foi
alterada para um motor Rolls Royce Merlin. Devido porém, ao reduzido suprimento
de motores Merlin, produzidos pela Packard, a aeronave foi reprojetada para
outros cinco tipos de motores, cada um gerando seu próprio protótipo. Estes, com
desenho diferente, serviram para diversos outros testes, inclusive modelos com
hélice em tandem. Os testes de alguns XP-60 continuaram até 1944, porém os
resultados foram decepcionantes, tanto que o Exército americano perdeu todo o
interesse pelo projeto. O modelo P-60C tinha um motor Pratt & Whitney R-2800-53 com 2.000HP de potência. A envergadura era de 12,59m e o comprimento de 10,34m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.890Kg; atingia a velocidade máxima de 666Km/h, com alcance de 507Km e teto de 11.500m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm
(calibre .50).



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