Um check-up completo é garantia de saúde e tranqüilidade, faça dele um
(Msn corpo e saúde)
Um check-up completo é garantia de saúde e tranqüilidade, faça dele um hábito
Agenda de exames médicos masculinos é extensa, mas ignorada pela maioria
A visita anual ao médico é de praxe na rotina das mulheres. Mas, no caso masculino, a relutância em encarar o avental branco é famosa. Um hábito que, no entanto, pode trazer uma série de inconvenientes. Fazer uma avaliação clínica regularmente é muito importante para a manutenção da saúde e diagnóstico precoce de vários problemas que, no início, são facilmente tratados afirma o médico Nelson Carvalhaes, responsável pela área de check-up da rede de laboratórios Fleury Medicina e Saúde.
Essa avaliação consegue traçar o perfil de risco de cada paciente. A partir daí, os exames preventivos são prescritos de maneira criteriosa, além de alguns complementares , explica o médico. Estes últimos servem para rastrear as doenças cardiovasculares (infartos, acidente vascular cerebral), os tumores (câncer de cólon, câncer de próstata, dentre outros), as doenças metabólicas (alterações da tiróide, sobrecarga em ferro, diabetes, as doenças infecciosas (doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais) e outras doenças como glaucoma e algum tipo de deficiência auditiva.
Os exames laboratoriais que são recomendados anualmente são a dosagem sanguínea de colesterol total e frações, triglicérides e glicemia. Eles revelam situações em que há hiperlipidemia (concentrações elevadas de gorduras no sangue) e diabetes , afirma o endocrinologista Felipe Folco Telles de Oliveira, líder da equipe médica do atendimento domiciliar do grupo Medial . Ele lembra ainda a necessidade de medir a pressão arterial (para identificar hipertensão arterial sistêmica) e o exame oftalmológico com fundo de olho e a medida de pressão ocular (para detecção de glaucoma, catarata e alterações vasculares).
Importante em qualquer idade, o check-up torna-se fundamental, entretanto, a partir dos 50 anos de idade quando o exame clínico da próstata também deve ser feito. Mas, no caso de quem tem histórico familiar deste tumor, os exames preventivos devem ter início dez anos mais cedo , afirma o especialista do Fleury.
A preocupação com o câncer, aliás, é um dos maiores focos dos médicos. Os exames para o rastreamento de células suspeitas no cólon e no reto (intestino) também precisam ser realizados anualmente. A doença é muito freqüente e grave, por isso temos de ter cautela , diz Nelson Carvalhaes.
Os exames que identificam esse tipo de ameaça são três: pesquisa de sangue oculto nas fezes (em duas amostras consecutivas), retossigmoidoscopia e colonoscopia. Em homens que fumaram em algum momento da vida, também é indicada a realização de uma ultrassonografia de abdômen total, para prevenção de aneurisma de aorta abdominal (uma espécie de dilatação permanente da parede arterial) , completa o especialista do Grupo Medial. O ultra-som precisa ser feito a partir dos 65 anos de idade. E também não podemos esquecer os exames para detecção de anticorpos anti-HIV e sífilis para os homens que estiveram expostos ao risco de contato , finaliza o especialista.
Resumos Relacionados
- Http://www.movimentosaudemasculina.com.br/o-que-sao-doencas-da-prostat
- Corrimento Vaginal E Vaginite
- Medo Compromete A Saúde Masculina, Diz Pesquisa Da Ufmg
- Família E Saúde
- A Importância Da Detecção Precoce Do Câncer De Mama
|
|